Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Ex-diretor do Banco Central lança plataforma inovadora de tokenização imobiliária

- Tony Volpon, economista, lidera projeto inovador na CF Inovação desde 2023. - A CF Inovação lançará a primeira "bolsa do mercado imobiliário" no Brasil. - Imóveis serão negociados como tokens digitais, aumentando liquidez e reduzindo custos. - Parceria com grande imobiliária visa atrair players e validar a tecnologia. - Plataforma permitirá transações seguras e internacionais, facilitando acesso ao mercado.

Telinha
Por Revisado por: Time de Jornalismo Portal Tela

Uma nova plataforma imobiliária está prestes a ser lançada pela CF Inovação, empresa co-fundada pelo economista e ex-diretor do Banco Central, Tony Volpon. O projeto, que promete revolucionar o setor, é descrito como a primeira “bolsa do mercado imobiliário” do Brasil, onde imóveis e ativos imobiliários serão negociados através de tokens digitais. A meta é […]

Uma nova plataforma imobiliária está prestes a ser lançada pela CF Inovação, empresa co-fundada pelo economista e ex-diretor do Banco Central, Tony Volpon. O projeto, que promete revolucionar o setor, é descrito como a primeira “bolsa do mercado imobiliário” do Brasil, onde imóveis e ativos imobiliários serão negociados através de tokens digitais. A meta é criar um ambiente de negociação que una incorporadores, corretores, imobiliárias, clientes e investidores, aumentando a liquidez do mercado e reduzindo custos operacionais.

A plataforma utilizará a tecnologia de blockchain para tokenizar ativos imobiliários, permitindo operações como compra, venda e aluguel de forma mais segura e acessível. Volpon destacou que a iniciativa é mais ambiciosa do que projetos similares fora do Brasil e que já conta com o aval do Banco Central. A CF Inovação também firmou uma parceria com uma grande imobiliária do Sul do país para demonstrar a eficácia da tecnologia e atrair mais participantes para a plataforma.

O investimento inicial para a operação da bolsa imobiliária é estimado em milhões de reais, embora Volpon não revele valores exatos. O projeto começou com o Sistema de Governança e Registro de Contratos e Documentos (SGR), que visa digitalizar o mercado imobiliário. A plataforma começará a operar com dois tipos de tokens: um para compra de imóveis na planta e outro relacionado ao direito ao crédito imobiliário, oferecendo novas alternativas de financiamento para incorporadoras.

Os corretores de imóveis terão um papel fundamental na oferta dos tokens, funcionando como assessores de investimentos. A plataforma promete garantir a segurança no recebimento das comissões, um problema comum no setor. Com a intenção de expandir a liquidez do mercado, a tokenização poderá facilitar transações não apenas no Brasil, mas também internacionalmente, permitindo que investidores estrangeiros adquiram imóveis utilizando stablecoins. Volpon não descarta a possibilidade de levar a tecnologia para outros países no futuro.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais