18 de fev 2025
Fies divulga resultado da pré-seleção; mais de 67 mil vagas estão disponíveis
O Fies disponibiliza 67.301 vagas para o primeiro semestre de 2025. Alunos classificados devem complementar a inscrição entre 19 e 21 de fevereiro. A lista de espera será gerida de 25 de fevereiro a 9 de abril. O programa financia mensalidades, não oferece bolsas, e exige quitação após a graduação. A seleção prioriza candidatos sem ensino superior e com dívidas quitadas no Fies.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Fies divulga resultado da pré-seleção; mais de 67 mil vagas estão disponíveis
Ouvir a notícia
Fies divulga resultado da pré-seleção; mais de 67 mil vagas estão disponíveis - Fies divulga resultado da pré-seleção; mais de 67 mil vagas estão disponíveis
O resultado da chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2024 foi divulgado nesta terça-feira, 18. Os alunos classificados devem acessar o site do programa para complementar a inscrição entre 19 e 21 de fevereiro. O Ministério da Educação (MEC) informou que 198.579 pessoas se inscreveram, concorrendo a mais de 67 mil vagas em instituições privadas de ensino superior. Aqueles que não forem selecionados na chamada regular serão automaticamente incluídos na lista de espera.
A convocação dos selecionados ocorrerá entre 25 de fevereiro e 9 de abril. O Fies oferece financiamento das mensalidades com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), diferentemente do Prouni, que concede bolsas de estudo. Após a graduação, o aluno deve quitar a dívida em parcelas proporcionais à sua renda. Para a seleção, o sistema considera a prioridade de candidatos que nunca concluíram o ensino superior e que não tenham vínculos anteriores com o Fies.
Os candidatos devem ter realizado o Enem a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos e sem nota zero na redação. A renda familiar mensal bruta per capita deve ser de 1 a 3 salários mínimos. A ordem de prioridade na classificação inclui candidatos que não tenham concluído o ensino superior e que nunca tenham sido beneficiados pelo financiamento, seguidos por aqueles que já foram beneficiados e quitaram suas dívidas.
O cronograma do Fies para 2024 inclui: 18 de fevereiro para o resultado da pré-seleção, 19 a 21 de fevereiro para a complementação da inscrição e 25 de fevereiro a 9 de abril para a pré-seleção da lista de espera. É importante destacar que o Sisu garante acesso a universidades públicas, enquanto o Prouni oferece bolsas em faculdades privadas, e o Fies financia o ensino superior em instituições privadas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.