21 de mai 2025
Um em cada quatro empregos no mundo pode ser transformado pela inteligência artificial generativa
Um em cada quatro empregos pode ser transformado pela inteligência artificial generativa, aponta estudo da OIT e NASK.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Um em cada quatro empregos no mundo pode ser transformado pela inteligência artificial generativa
Ouvir a notícia
Um em cada quatro empregos no mundo pode ser transformado pela inteligência artificial generativa - Um em cada quatro empregos no mundo pode ser transformado pela inteligência artificial generativa
Um estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Instituto Nacional de Pesquisa da Polônia (NASK) aponta que 25% dos empregos no mundo estão potencialmente expostos à inteligência artificial generativa. O relatório, intitulado "IA generativa e Empregos: Um Índice Global Refinado de Exposição Ocupacional", analisa como essa tecnologia pode transformar o mercado de trabalho global.
A inteligência artificial generativa é capaz de criar conteúdos novos, como textos, imagens e músicas. A pesquisa classificou as profissões em quatro categorias, variando de maior a menor exposição à automação. Apenas 3,3% do emprego global se enquadra na categoria de exposição mais alta. O estudo utilizou dados de quase 30 mil tarefas e a opinião de 1.640 trabalhadores para avaliar o risco de automação.
Embora um quarto dos empregos esteja sob risco, o relatório indica que a transformação dos postos de trabalho é mais provável do que a substituição total. A maioria das ocupações ainda requer envolvimento humano, mesmo que algumas tarefas possam ser realizadas de forma mais eficiente com o auxílio da IA.
Diferenças de Gênero e Renda
A exposição à IA generativa varia entre homens e mulheres, além de depender da renda dos países. Em economias mais ricas, 10% das mulheres trabalham em áreas com alto risco de automação, enquanto o número é de apenas 3,5% entre os homens. Globalmente, 4,7% das mulheres e 2,4% dos homens ocupam empregos com maior chance de serem afetados pela IA.
Os empregos de escritório e administrativos são os mais vulneráveis, pois muitas das tarefas podem ser automatizadas. Além disso, profissões em áreas como mídia, programação e finanças também enfrentam riscos, já que a IA avança em tarefas especializadas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.