Breaking News

22 de mai 2025

Governo amplia isenção na conta de luz para 16 milhões de brasileiros

Medida provisória do governo Lula isenta 16 milhões de brasileiros da conta de energia e amplia opções de fornecedores a partir de 2027.

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

Governo amplia isenção na conta de luz para 16 milhões de brasileiros - Governo amplia isenção na conta de luz para 16 milhões de brasileiros

0:000:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quarta-feira (21), uma medida provisória que isenta 16 milhões de brasileiros do pagamento de energia elétrica. A nova tarifa social beneficiará famílias de baixa renda, especialmente aquelas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e consumo de até 80 kWh/mês.

A proposta também inclui isenção da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para famílias com renda entre meio e um salário mínimo que consomem até 120 kWh/mês. Para aqueles que ultrapassarem os limites de consumo, será cobrado apenas o valor proporcional ao que exceder. O governo estima que 60 milhões de pessoas serão beneficiadas com a medida, que representa um custo de R$ 3,6 bilhões anuais.

Novas Faixas de Isenção

A medida ainda prevê que, a partir de dezembro de 2027, os consumidores poderão escolher seu fornecedor de energia e o tipo de geração, como eólica ou solar. Atualmente, apenas grandes clientes têm essa liberdade. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que a proposta busca "fazer justiça com a classe média e com os consumidores de baixa renda".

A tarifa social de energia, que existe desde 2002, já oferece descontos para famílias com consumo de até 220 kWh/mês. Com as novas regras, a isenção total será aplicada a quem consome até 80 kWh/mês, enquanto aqueles que consomem entre 81 e 120 kWh terão isenção da CDE.

Inscrição no CadÚnico

A concessão da tarifa social é automática para famílias inscritas no CadÚnico. Aqueles que ainda não estão cadastrados e atendem aos requisitos devem procurar os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) para solicitar o benefício. O governo espera que a medida traga alívio financeiro em um cenário econômico desafiador, garantindo acesso à energia elétrica para os mais necessitados.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela