30 de mai 2025
Inflação anual da Alemanha atinge 2,1% em maio, próximo da meta do BCE
Inflação na Alemanha atinge 2,1% em maio, superando previsões, enquanto o Banco Central Europeu considera cortar juros na próxima reunião.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Inflação anual da Alemanha atinge 2,1% em maio, próximo da meta do BCE
Ouvir a notícia
Inflação anual da Alemanha atinge 2,1% em maio, próximo da meta do BCE - Inflação anual da Alemanha atinge 2,1% em maio, próximo da meta do BCE
A inflação anual na Alemanha registrou 2,1% em maio, ligeiramente acima das expectativas de analistas, que projetavam 2%. Os dados preliminares foram divulgados pelo escritório de estatísticas Destatis. Em abril, a inflação foi de 2,2%.
Esse resultado é um sinal positivo, já que a inflação tem se aproximado da meta de 2% estabelecida pelo Banco Central Europeu (BCE). Apesar disso, a economia alemã enfrenta incertezas, tanto internas quanto externas. A dependência do país em relação às exportações torna-o vulnerável a tarifas comerciais, como as impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Expectativas do BCE
O BCE se prepara para uma reunião em 5 de junho, onde pode anunciar uma redução na taxa de juros. As expectativas do mercado indicam uma chance superior a 96% de que a taxa seja cortada em 25 pontos base. Em abril, o BCE já havia reduzido a taxa de depósito para 2,25%.
A nova administração em Berlim prioriza a economia, mas ainda há dúvidas sobre a implementação de suas políticas. O cenário econômico permanece volátil, e a evolução da inflação será monitorada de perto nas próximas semanas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.