16 de jul 2025
Sabesp e Engie firmam parceria para energia solar no Nordeste
Sabesp e Engie se unem em consórcio para gerar 250 MW de energia solar no Rio Grande do Norte, avançando na sustentabilidade.

Projeto solar — Foto: Divulgação
Ouvir a notícia:
Sabesp e Engie firmam parceria para energia solar no Nordeste
Ouvir a notícia
Sabesp e Engie firmam parceria para energia solar no Nordeste - Sabesp e Engie firmam parceria para energia solar no Nordeste
A Sabesp, empresa de saneamento de São Paulo, firmou um consórcio com a Engie para a geração de energia solar no Rio Grande do Norte. O acordo, anunciado recentemente, visa a autoprodução de energia, promovendo um consumo mais sustentável nas operações da companhia.
A parceria inclui a participação da Sabesp em cinco centrais do Complexo Fotovoltaico Assu Sol, que possuem uma capacidade total projetada de 250 MW (megawatts). Este complexo foi adquirido pela Engie em 2021 por R$ 41,25 milhões e, na época, contava com uma capacidade total de 750 MW distribuídos em 16 parques fotovoltaicos.
Detalhes do Projeto
A primeira usina do Assu Sol, com 40,5 MW, já recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para iniciar operações comerciais. As centrais em que a Sabesp está se integrando ainda estão em construção ou em fase de testes. O consórcio abrange as centrais Assu Sol 6, 11, 13, 14 e 15.
Em maio, a Sabesp havia revelado planos para formar consórcios em projetos de energia renovável, mas não havia divulgado informações sobre parceiros ou locais específicos. Com este novo acordo, a empresa avança em sua estratégia de sustentabilidade e diversificação de fontes de energia.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.