Breaking News

18 de jul 2025

Armadores solicitam liberação de contêineres em leilão no porto de São Sebastião

Armadores buscam participar do leilão do porto de São Sebastião, que pode elevar a movimentação para 4,3 milhões de toneladas anuais.

Navio cargueiro atracado no porto de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo (Foto: Rubens Cavallari-4.jun.24/Folhapress)

Navio cargueiro atracado no porto de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo (Foto: Rubens Cavallari-4.jun.24/Folhapress)

Ouvir a notícia

Armadores solicitam liberação de contêineres em leilão no porto de São Sebastião - Armadores solicitam liberação de contêineres em leilão no porto de São Sebastião

0:000:00

Três armadores e operadores de terminais manifestaram interesse em participar do leilão do porto de São Sebastião, previsto para ocorrer em dezembro de 2023. O novo terminal, denominado SSB01, deve atrair investimentos de R$ 2,8 bilhões e aumentar a capacidade de movimentação do porto, atualmente limitado.

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e o Ministério dos Portos e Aeroportos estão elaborando um modelo de concessão que permita a movimentação de contêineres, além de carga geral. A área operacional do novo terminal será de 262 mil metros quadrados, com dois berços de atracação, e a expectativa é quadruplicar a movimentação, alcançando 4,3 milhões de toneladas por ano.

O porto de São Sebastião, que já movimentou 1,5 milhão de toneladas em 2023, apresenta vantagens como a localização estratégica e um calado de 25 metros, permitindo a atracação de navios de grande porte. Em comparação, o Tecon 10, no porto de Santos, terá uma área de 622 mil metros quadrados e uma capacidade de 3,5 milhões de TEUs por ano, com investimentos que podem chegar a R$ 40 bilhões.

A concessão do porto de São Sebastião pode ser finalizada antes do Tecon 10, que enfrenta disputas judiciais. Armadores como Maersk e MSC podem solicitar a paralisação do leilão em Santos devido a restrições que visam evitar a concentração de mercado. A expectativa é que o modelo de concessão do porto de São Sebastião seja encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU) após a audiência pública.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela