04 de mar 2025
Zelenskiy propõe trégua parcial a Putin para interromper ataques aéreos e navais
Zelenskiy propôs uma "trégua no céu" para suspender ataques a civis e energia. A proposta visa recuperar a confiança dos EUA e se aproximar de Trump. É a primeira vez que Zelenskiy sugere um cessar fogo parcial publicamente. A relação entre Zelenskiy e Trump está em baixa após críticas e tensões. A proposta pode abrir caminho para negociações de paz e garantir apoio militar.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Zelenskiy propõe trégua parcial a Putin para interromper ataques aéreos e navais
Ouvir a notícia
Zelenskiy propõe trégua parcial a Putin para interromper ataques aéreos e navais - Zelenskiy propõe trégua parcial a Putin para interromper ataques aéreos e navais
A Ucrânia propôs à Rússia uma "trégua no céu", que consiste em suspender ataques mútuos com drones e mísseis contra infraestrutura civil, especialmente nas indústrias de energia. A proposta foi anunciada pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, em suas redes sociais. Ele destacou que essa suspensão parcial das hostilidades também se aplicaria à guerra naval e permitiria a troca de prisioneiros de guerra. Essa é a primeira vez que Zelenskiy sugere publicamente um cessar-fogo, mesmo que parcial, com Moscou.
A proposta surge após o presidente francês, Emmanuel Macron, revelar que estava negociando com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, uma trégua semelhante, embora por apenas um mês. O ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Noel Barrot, afirmou que a intenção é testar as boas intenções de Vladimir Putin em selar uma trégua. O clima entre Zelenskiy e o presidente dos EUA, Donald Trump, está tenso, especialmente após Trump criticar Zelenskiy e afirmar que ele está em uma posição fraca.
Zelenskiy admitiu que a reunião na Casa Branca não ocorreu como esperado e expressou a necessidade de corrigir a situação. Ele enfatizou que a Ucrânia está pronta para negociar a paz, mas não mencionou a palavra "justa", essencial para o argumento ucraniano de que qualquer acordo deve reconhecer a soberania da Ucrânia sobre os territórios ocupados. Além disso, ele destacou que um cessar-fogo exigiria garantias de defesa dos EUA, algo que Trump se recusa a prometer.
A proposta de Zelenskiy visa limitar os ataques a alvos civis, enquanto a Rússia continua a atacar alvos militares e civis a centenas de quilômetros da linha de frente. Os bombardeios russos já desativaram 80% da capacidade de geração de eletricidade da Ucrânia. A proposta de trégua, se aceita, poderia abrir caminho para um diálogo mais amplo entre os dois países.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.