25 de jun 2025
Quase 300 empresas solicitam medidas rigorosas contra a poluição plástica
Empresas pressionam por tratado global contra poluição plástica, destacando reunião crucial em agosto em Genebra.

Ativistas protestam contra poluição diante de instalação que mostra uma torneira da qual saem embalagens plásticas em Surabaya, na Indonésia (Foto: Juni Kriswanto/AFP)
Ouvir a notícia:
Quase 300 empresas solicitam medidas rigorosas contra a poluição plástica
Ouvir a notícia
Quase 300 empresas solicitam medidas rigorosas contra a poluição plástica - Quase 300 empresas solicitam medidas rigorosas contra a poluição plástica
Uma carta aberta assinada por 290 empresas, incluindo gigantes como Coca-Cola, Nestlé e Pepsico, foi divulgada nesta quarta-feira (25) em apoio a um tratado global para combater a poluição plástica. O documento enfatiza que apenas um acordo com obrigações padronizadas pode gerar o impacto necessário para enfrentar essa crise ambiental. A reunião decisiva ocorrerá em agosto, em Genebra, onde delegações de 170 países discutirão o conteúdo do tratado.
A produção de plástico, que dobrou nos últimos 20 anos, resulta em mais de 350 milhões de toneladas de resíduos anuais, com apenas 9% reciclados globalmente. A carta destaca que a poluição plástica, impulsionada por itens de curta duração, como embalagens, representa 40% do problema. A reunião em Genebra, chamada de INC 5.2, é considerada uma "oportunidade decisiva" para estabelecer regras juridicamente vinculantes.
O documento também menciona a necessidade de um mecanismo de financiamento que ajude os países a cumprir as metas do tratado. O Brasil, por exemplo, coautou uma proposta para um fundo independente dedicado exclusivamente ao acordo. Pedro Prata, da Fundação Ellen MacArthur, observa que a convergência entre o setor privado e a sociedade civil é um sinal claro da gravidade da poluição plástica.
Além disso, a carta ressalta que um tratado robusto pode eliminar plásticos problemáticos e estabelecer critérios comuns para aumentar a reciclabilidade e reutilização dos produtos. Medidas regulatórias globais também têm o potencial de criar empregos em toda a cadeia de valor do plástico, especialmente na gestão de resíduos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.