Breaking News

31 de mai 2025

Deputados bolsonaristas buscam aprovar projeto que limita uso de câmeras por policiais

Deputados bolsonaristas tentam barrar uso de imagens de câmeras corporais como provas contra policiais, ameaçando a fiscalização da atividade policial.

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

Deputados bolsonaristas buscam aprovar projeto que limita uso de câmeras por policiais - Deputados bolsonaristas buscam aprovar projeto que limita uso de câmeras por policiais

0:000:00

Deputados bolsonaristas tentam aprovar um projeto de lei que pode inviabilizar o uso de câmeras corporais por policiais. A proposta será votada nesta terça-feira, 27, pela Comissão de Segurança Pública da Câmara. O texto proíbe o uso de imagens dessas câmeras como provas contra policiais militares.

A medida contraria um acordo homologado recentemente pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e diretrizes do Ministério da Justiça. O objetivo das câmeras é aumentar a fiscalização da atividade policial, mas a proposta, apresentada pelo deputado Capitão Augusto (PL-SP), pode tornar essa fiscalização ineficaz.

O relator do projeto, Coronel Ulysses (União-AC), ampliou o alcance da proposta para incluir todos os profissionais de segurança pública. No dia 8 de maio, o STF homologou um acordo que permitiu o uso de câmeras pela Polícia Militar de São Paulo, em resposta a uma ação da Defensoria Pública paulista. As câmeras devem ser ativadas automaticamente em ocorrências, evitando que policiais decidam quando gravar.

Especialistas criticam o modelo anterior, que permitia ao policial iniciar a gravação, pois isso poderia ocultar irregularidades. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), mudou sua posição sobre as câmeras, afirmando que elas são um instrumento de proteção tanto para a sociedade quanto para os policiais.

O Ministério da Justiça também defende o uso de câmeras e implementou a medida na Polícia Rodoviária Federal (PRF). Estados que não seguirem essas diretrizes podem perder acesso a verbas do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Fundo Nacional Penitenciário.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela