Breaking News

03 de jul 2025

Câmara deve votar projeto de licenciamento ambiental antes do recesso parlamentar

Câmara pode votar projeto de licenciamento ambiental antes do recesso, com apoio da bancada ruralista e em meio a críticas governamentais.

Deputado Zé Vitor (PL-MG). (Foto: Claudio Braziliense / Câmara dos Deputados)

Deputado Zé Vitor (PL-MG). (Foto: Claudio Braziliense / Câmara dos Deputados)

Ouvir a notícia

Câmara deve votar projeto de licenciamento ambiental antes do recesso parlamentar - Câmara deve votar projeto de licenciamento ambiental antes do recesso parlamentar

0:000:00

O deputado federal Zé Vitor (PL-MG), relator do Projeto de Lei do licenciamento ambiental, anunciou que a votação do texto pode ocorrer antes do recesso de julho, previsto para começar no dia 18. A expectativa é que a Câmara vote a proposta entre os dias 16 e 17 de julho, conforme declaração ao jornal O Globo.

O projeto, já aprovado no Senado, enfrenta resistência de ambientalistas e do governo, especialmente da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que o considera um "golpe de morte" à proteção ambiental. Zé Vitor defende que a proposta visa desburocratizar o licenciamento sem comprometer o controle ambiental. A bancada ruralista apoia a medida, argumentando que o sistema atual impede obras essenciais para o desenvolvimento do país.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) contesta essa visão, afirmando que os principais obstáculos para a liberação de obras são a falta de recursos financeiros e a carência de servidores especializados. A ministra Marina Silva critica os mecanismos do projeto, apontando que eles são frágeis e abrem precedentes perigosos.

Mudanças na Tramitação

A nova previsão de votação contrasta com declarações anteriores de Zé Vitor, que havia pedido cautela na tramitação do projeto. A mudança de postura coincide com a tensão entre o Legislativo e o Executivo, além de "recados" do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), ao governo.

Um dos pontos mais controversos do texto é uma emenda que facilita a exploração de petróleo na margem equatorial, apresentada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Enquanto Marina Silva se opõe, o presidente Lula (PT) e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, apoiam a medida, que promete agilizar trâmites para obras consideradas estratégicas. O projeto também isenta de licenciamento obras emergenciais e operações militares.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela