03 de jul 2025
PF pede prorrogação para finalizar inquérito sobre Eduardo Bolsonaro nos EUA
Polícia Federal pede prorrogação do inquérito sobre Eduardo Bolsonaro, que ignora notificações e enfrenta possíveis crimes.

Deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) participou de evento com lideranças da extrema-direita nos EUA em fevereiro. (Foto: Saul Loeb/AFP)
Ouvir a notícia:
PF pede prorrogação para finalizar inquérito sobre Eduardo Bolsonaro nos EUA
Ouvir a notícia
PF pede prorrogação para finalizar inquérito sobre Eduardo Bolsonaro nos EUA - PF pede prorrogação para finalizar inquérito sobre Eduardo Bolsonaro nos EUA
A Polícia Federal (PF) solicitou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a prorrogação do prazo para finalizar o inquérito que investiga o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O inquérito apura ações do parlamentar nos Estados Unidos, onde ele reside desde fevereiro, incluindo tentativas de pressionar o governo Trump a impor sanções contra autoridades brasileiras.
Desde o início da investigação, a tramitação tem sido complexa. Em junho, a PF informou que Eduardo ignorou as tentativas de notificação, que incluíram e-mails e contatos via WhatsApp e telefone. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, identificou possíveis crimes, como coação no curso do processo e obstrução de investigação, mas ainda não apresentou uma acusação formal.
Detalhes da Investigação
Enquanto vive nos EUA, Eduardo Bolsonaro busca apoio para suas ações contra o governo brasileiro, especialmente em relação a Alexandre de Moraes. O procurador-geral destacou a "real possibilidade de imposição de sanções" e mencionou que Eduardo considera essas sanções como uma "pena de morte financeira".
A PF ainda não revelou o prazo desejado para a prorrogação, e Moraes deve analisar a solicitação. O inquérito, que está sob segredo de Justiça, poderá resultar em uma denúncia ou no arquivamento, dependendo das evidências coletadas. A investigação se intensifica à medida que o processo contra o pai de Eduardo, Jair Bolsonaro, avança, relacionado à tentativa de golpe de estado em 2022.


Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.