16 de jul 2025
STF permite que Youssef recupere bens perdidos na Lava-Jato
Ministro do STF anula condenações de Alberto Youssef, permitindo busca por reparação financeira e novas ações judiciais.

O ex-doleiro Alberto Youssef, em 2016, no auge das investigações da Lava Jato (Foto: Acervo/VEJA)
Ouvir a notícia:
STF permite que Youssef recupere bens perdidos na Lava-Jato
Ouvir a notícia
STF permite que Youssef recupere bens perdidos na Lava-Jato - STF permite que Youssef recupere bens perdidos na Lava-Jato
A decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou todas as condenações da Operação Lava-Jato contra o ex-doleiro Alberto Youssef. Essa medida permite que Youssef busque reparação por perdas financeiras acumuladas ao longo da última década. O ex-doleiro, que atualmente vive no Sul do Brasil, recontratou seu advogado, Antonio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, para conduzir novas ações legais.
Toffoli fundamentou sua decisão no reconhecimento de um "conluio" entre o Ministério Público Federal e o juiz Sergio Moro, que presidiu os processos da Lava-Jato. O ministro afirmou que essa colaboração prejudicou o direito de defesa de Youssef, tornando o processo inválido. Em sua decisão, Toffoli destacou que não se pode considerar um processo criminal legítimo quando não há defesa possível.
O acordo de colaboração premiada de Youssef não foi afetado pela decisão do STF, permanecendo intacto. No entanto, a defesa do ex-doleiro poderá, futuramente, questionar sua validade após o trânsito em julgado da decisão. Kakay, advogado de Youssef, afirmou que a anulação das condenações abre caminho para que ele busque o ressarcimento de investimentos e bens perdidos durante os anos de processo.
Atualmente, Youssef leva uma vida discreta, trabalhando como gerente em uma empresa de logística em Santa Catarina. Em nota, sua defesa revelou que o ex-doleiro deseja que seus antigos advogados sejam os responsáveis por finalizar sua luta judicial. A expectativa é que, com a anulação das decisões, Youssef possa reaver o que perdeu durante sua trajetória na Lava-Jato.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.