Breaking News

17 de jul 2025

Governo dos EUA elabora sanções contra Alexandre de Moraes, revela jornal

Estados Unidos avaliam sanções contra Alexandre de Moraes, com apoio de Eduardo Bolsonaro, mas enfrentam resistência interna.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, que pode sofrer sanções dos EUA sob a Lei Magnitsky (Foto: Gustavo Moreno/STF)

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, que pode sofrer sanções dos EUA sob a Lei Magnitsky (Foto: Gustavo Moreno/STF)

Ouvir a notícia

Governo dos EUA elabora sanções contra Alexandre de Moraes, revela jornal - Governo dos EUA elabora sanções contra Alexandre de Moraes, revela jornal

0:000:00

O governo dos Estados Unidos, sob a administração de Donald Trump, está avaliando a possibilidade de impor sanções ao ministro do STF Alexandre de Moraes. A proposta, que já possui um rascunho, é apoiada por Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, que esteve na Casa Branca recentemente. As sanções estão ligadas às decisões de Moraes sobre plataformas digitais, que, segundo críticos, afetam a liberdade de expressão.

Fontes do jornal The Washington Post indicam que o Departamento do Tesouro dos EUA está relutante em avançar com a medida, citando riscos estratégicos. A proposta de sanções poderia invocar a Lei Magnitsky, que permite ao governo americano sancionar estrangeiros acusados de corrupção e violações de direitos humanos. Essas sanções seriam supervisionadas pelo OFAC, órgão vinculado ao Tesouro.

A resistência do Departamento do Tesouro é reforçada por preocupações sobre os impactos que as sanções poderiam ter nas eleições de 2026 no Brasil. A avaliação de alguns membros da Casa Branca é que essa ação poderia unir forças contra candidatos associados ao bolsonarismo e ao trumpismo. O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, confirmou que a iniciativa está em discussão, afirmando que há uma "grande possibilidade" de que as sanções sejam implementadas.

Eduardo Bolsonaro e seus aliados defendem a medida, argumentando que as ações de Moraes contra as "big techs" no Brasil são uma ameaça à liberdade de expressão. Contudo, a divisão interna no governo americano sobre a proposta pode atrasar ou até inviabilizar a sua implementação.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela