17 de jul 2025
Senadores negociam tarifaço nos EUA com ex-ministros e líder do governo Lula
Senadores brasileiros buscam soluções para taxas comerciais dos EUA em missão a Washington, visando fortalecer relações bilaterais.

Senador Jaques Wagner (PT-BA). (Foto: Jefferson Rudy)
Ouvir a notícia:
Senadores negociam tarifaço nos EUA com ex-ministros e líder do governo Lula
Ouvir a notícia
Senadores negociam tarifaço nos EUA com ex-ministros e líder do governo Lula - Senadores negociam tarifaço nos EUA com ex-ministros e líder do governo Lula
O Senado brasileiro anunciou, nesta quinta-feira, a formação de uma Comissão Temporária Externa que viajará a Washington entre 29 e 31 de julho. O objetivo da missão é buscar soluções para as taxas comerciais impostas pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump, que impactam o comércio exterior do Brasil.
A comissão é composta por senadores de diferentes partidos, incluindo os ex-ministros de Jair Bolsonaro, Tereza Cristina (PP-MS) e Marcos Pontes (PL-SP). O líder do governo Lula no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), também fará parte da comitiva. A iniciativa, com duração de 60 dias, foi articulada pela Presidência do Senado e pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, presidida pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS).
Objetivos da Comissão
A missão tem como foco a criação de uma “ponte de diálogo” com os Estados Unidos, visando superar as dificuldades enfrentadas pelos canais diplomáticos tradicionais. Nelsinho Trad destacou que a comissão terá caráter suprapartidário, institucional e estratégico, buscando fortalecer as relações bilaterais e defender os interesses do Brasil em áreas como comércio exterior, investimentos, agricultura, cadeias produtivas e segurança jurídica.
Além de Trad, a comissão inclui os senadores:
- Tereza Cristina (PP-MS)
- Marcos Pontes (PL-SP)
- Jaques Wagner (PT-BA)
- Esperidião Amin (PP-SC)
- Rogério Carvalho (PT-SE)
- Fernando Farias (MDB-AL)
- Carlos Viana (Podemos-MG)
A expectativa é que a missão traga resultados positivos para o Brasil, especialmente em um momento de incertezas nas relações comerciais internacionais.



Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.