Eurodeputados de direita solicitam sanções da UE contra o comissário Moraes
Deputados europeus pedem sanções contra Alexandre de Moraes por violação da liberdade de expressão e devido processo legal no Brasil

Alexandre de Moraes, do STF. (Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE)
Ouvir a notícia:
Eurodeputados de direita solicitam sanções da UE contra o comissário Moraes
Ouvir a notícia
Eurodeputados de direita solicitam sanções da UE contra o comissário Moraes - Eurodeputados de direita solicitam sanções da UE contra o comissário Moraes
Um grupo de 16 deputados do Parlamento Europeu enviou uma carta à Alta Representante da União Europeia para Relações Exteriores, Kaja Kallas, solicitando sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A ação, ocorrida na quarta-feira, 30, alinha-se a sanções já impostas pelos Estados Unidos, que também criticaram Moraes por suas práticas.
Os parlamentares, liderados pelo eurodeputado polonês Dominik Tarczyński, acusam Moraes de conduzir uma "campanha opressiva de censura" e de atuar como investigador, promotor e juiz simultaneamente, o que comprometeria o devido processo legal. Na carta, afirmam que suas ações incluem prisões arbitrárias, congelamento de bens de opositores e imposição de ordens de censura a cidadãos e empresas, tanto no Brasil quanto no exterior.
As sanções dos EUA, baseadas na Lei Magnitsky, foram justificadas pelo Departamento do Tesouro, que descreveu as ações de Moraes como uma "caça às bruxas ilegal". As medidas norte-americanas incluem o congelamento de bens nos EUA e a proibição de transações com cidadãos e empresas americanas, além do cancelamento de vistos para Moraes e seus familiares.
Os deputados europeus destacam que as ações do ministro representam uma grave ameaça à liberdade de expressão e ao Estado de Direito, minando os fundamentos democráticos que o Brasil compartilha com a União Europeia. A pressão internacional sobre Moraes reflete um crescente descontentamento com suas decisões, que têm gerado controvérsias e divisões no cenário político brasileiro.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.