Breaking News

24 de jun 2025

Um quarto do Brasil queimou em 40 anos, área equivalente a Pará e Mato Grosso

Incêndios florestais no Brasil atingem 30 milhões de hectares em 2024, exigindo ação imediata das autoridades para conter a devastação.

Queimadas preocupam proprietários de pousadas no Mato Grosso (Foto: Arquivo Pessoal)

Queimadas preocupam proprietários de pousadas no Mato Grosso (Foto: Arquivo Pessoal)

Ouvir a notícia

Um quarto do Brasil queimou em 40 anos, área equivalente a Pará e Mato Grosso - Um quarto do Brasil queimou em 40 anos, área equivalente a Pará e Mato Grosso

0:000:00

Um levantamento do MapBiomas revela que 24% do território brasileiro queimou entre 1985 e 2024, totalizando 206 milhões de hectares afetados por incêndios florestais. Em 2024, 30 milhões de hectares foram consumidos pelo fogo, um aumento de 62% em relação à média histórica de 18,5 milhões de hectares por ano. Os dados indicam que a Amazônia e a Mata Atlântica foram as áreas mais impactadas.

Cenário Atual

Os incêndios florestais no Brasil têm se intensificado, com 72% da área queimada ocorrendo entre agosto e outubro. Setembro foi o mês mais crítico, respondendo por 33% da área afetada em 2024. O relatório aponta que 64% da área queimada ao longo das quatro décadas teve mais de uma ocorrência de fogo. O Cerrado se destacou, com 3,7 milhões de hectares queimados mais de 16 vezes.

A pesquisa também mostra que 43% da área queimada desde 1985 teve sua última ocorrência nos últimos dez anos. Em 2024, 72,7% da área queimada foi em vegetação nativa, com a formação florestal sendo a mais afetada, superando as savanas pela primeira vez.

Impactos nos Biomas

Os biomas mais atingidos incluem a Caatinga, Cerrado, Pampa e Pantanal, todos com mais de 80% de sua extensão impactada. Na Amazônia, 53,2% da área queimada foi em pastagens, enquanto na Mata Atlântica, 28,9% correspondia a pastagens e 11,4% a áreas agrícolas. O Pantanal, proporcionalmente, foi o mais devastado, com 62% de seu território queimando pelo menos uma vez nas últimas quatro décadas.

Os estados de Mato Grosso, Pará e Maranhão concentraram 47% da área queimada entre 1985 e 2024. O relatório destaca que 30 milhões de hectares queimados em 2024 representam um dos piores cenários de incêndios da história do Brasil, exigindo atenção urgente das autoridades.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela