Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Confira as fotos de animais mais engraçadas de 2025

Organizado pela Nikon, o concurso Comedy Wildlife Awards prêmias as fotos mais engraçadas de animais e ajuda a na conservação do meio-ambiente

Pedro Menezes
Por Revisado por: Luiz Cesar Pimentel

O Nikon Comedy Wildlife Awards é um concurso internacional anual que celebra os momentos mais engraçados e espontâneos do reino animal através da fotografia. Segundo a própria competição, o objetivo vai além de registrar fotos engraçadas. O prêmio surgiu para tornar a fotografia animal mais leve e, ao mesmo tempo, aumentar a conscientização sobre a […]

O Nikon Comedy Wildlife Awards é um concurso internacional anual que celebra os momentos mais engraçados e espontâneos do reino animal através da fotografia.

Segundo a própria competição, o objetivo vai além de registrar fotos engraçadas. O prêmio surgiu para tornar a fotografia animal mais leve e, ao mesmo tempo, aumentar a conscientização sobre a conservação da vida selvagem e seus habitats, destinando 10% de todo o lucro à instituição Whitley Fund for Nature.Confira a seguir as fotos mais engraçadas que ganharam cada categoria da competição:

Vencedor Geral

“Toca aqui” – Mark Meth Cohn (UK)

“Passamos quatro dias inesquecíveis caminhando pelas montanhosas e enevoadas Virunga em busca das famílias de gorilas que vivem ali. Neste dia em particular, encontramos um grande grupo familiar conhecido como família Amahoro; eles estavam reunidos em uma clareira da floresta, onde os adultos buscavam alimento calmamente enquanto os jovens brincavam com entusiasmo. Um jovem macho estava especialmente disposto a mostrar suas habilidades acrobáticas: piruetando, rolando e dando chutes altos. Assistir à sua performance foi uma alegria, e estou muito feliz por ter capturado seu espírito brincalhão nesta imagem. Ter um bom desempenho em qualquer competição mostra que as imagens que você produz estão funcionando.”

Vencedores por categoria

Pássaros e aves

“Chave de cabeça” – Warren Price (UK)

“Esses araus estavam aninhando em um pequeno parapeito rochoso onde o espaço era extremamente limitado. Os ninhos ficavam todos amontoados, o que não é uma boa receita para uma boa convivência, já que os araus são ferozmente territoriais. Agressões e brigas são frequentes por espaço para aninhamento, e eu capturei essa imagem de um arua-de-óculos com expressão atônita, com a cabeça firmemente presa no bico de seu vizinho. Gostei do modo como o arua olhava diretamente para a minha lente, seus olhos com ‘delineador’ branco destacando a situação em que se encontrava. Às vezes, você simplesmente quer morder a cabeça do seu vizinho… literalmente!”

Peixes e outras espécies aquáticas

“Sorridente” – Jenny Stock (UK)

“Durante um mergulho nas Filipinas, esse peixinho ficava colocando a cabeça para fora de sua casa, um buraco no coral estampado. Tirei algumas fotos e adorei seu rostinho travesso sorrindo de volta para mim. Que expressão incrível! Essa espécie de aparência tão alegre, o fang blenny, mede cerca de oito centímetros e possui um mecanismo de defesa raro: ela pode morder um predador e injetar veneno quando se sente ameaçado. O veneno causa tontura e desorientação, enfraquecendo a capacidade do predador de perseguir e comer o fang blenny. Fiz a imagem a dez metros de profundidade, nas Filipinas. Usei uma caixa estanque na minha câmera mirrorless e dois flashes subaquáticos para iluminar o sujeito.”

Répteis, anfíbios e insetos e Categoria Júnior (abaixo de 16)

“Batismo do Convertido à Força” – Grayson Bell (EUA)

“Esta foto foi tirada no começo da primavera de 2023. Os sapos machos saem todos ao mesmo tempo para começar a estabelecer território no lago. Peguei minha câmera e me deitei de bruços, observando e fotografando. Só quando voltei para casa e olhei as imagens é que vi esta e percebi o quanto tinha gostado. Mostrei para meus pais, eles também adoraram, e ela se tornou uma das minhas favoritas. Todos nós achamos que parecia que um sapo estava tentando batizar o outro! Comecei a me interessar por fotografia há cerca de três anos, quando eu tinha 10 anos. Meus assuntos preferidos são esquilos-listrados porque são muito curiosos e fofos. Vencer essas categorias foi incrível. É ótimo ser considerado ao lado de tantas fotos e fotógrafos impressionantes. Como um jovem fotógrafo, isso me incentiva e inspira a continuar fotografando. Fiquei muito grato pela oportunidade de fazer parte disso!”

Fotógrafo Jovem (abaixo de 25)

“Invadam a pista de dança – raposas em uma batalha de breakdance” – Paula Rustemeier (DEU)

“Esta foto foi tirada bem no início da minha ‘jornada’ na fotografia de vida selvagem. Sempre gostei da natureza, mas geralmente só fotografava meu cachorro, até que comecei a observar raposas para um trabalho de biologia na escola e decidi que queria fotografar e aprender ainda mais sobre elas. A foto foi feita em uma reserva natural. Lá elas não são caçadas e, por isso, podem ser vistas durante o dia. Algo que percebi ser verdade em todas as áreas com baixa pressão de caça que visitei até agora.”

Portfólio incrível na internet

“Procurando por Ouro” – Maggie Hoffman (USA)

Menções Honrosas

“Em qual direção está meu ninho?” – Alison Tuck (UK)

“Vai embora” – Annette Kirby (AUS)

“Dia do cabelo ruim” – Christy Grinton (CAN)

“Mal posso esperar para ser um rei” – Bret Saalwaechter (EUA)

“Trem de pouso abaixado” – Erkko Badermann (FIN)

“Circo de macacos”-  Kalin Botev (BGR)

“Publicidade de salgadinho” – Liliana Luca (ITA)

“Aaaaawa – mum” – Mark Meth Cohn (UK)

“O coral” – Meline Ellwanger (EUA)

“Sorria – Você está sendo fotografado” Valtteri Mulkahainen (FIN)

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais