Nesta sexta-feira, 9 de janeiro, o Brasil comemora o Dia do Astronauta, data que vai além de apenas celebrar a profissão e também marca um período importante da história do país, com a primeira ida de um astronauta brasileiro ao espaço, ocorrida há 20 anos. O astronauta em questão foi Marcos Pontes, que integrou a […]
Nesta sexta-feira, 9 de janeiro, o Brasil comemora o Dia do Astronauta, data que vai além de apenas celebrar a profissão e também marca um período importante da história do país, com a primeira ida de um astronauta brasileiro ao espaço, ocorrida há 20 anos.
O astronauta em questão foi Marcos Pontes, que integrou a chamada Missão Centenário, em 2006, realizada entre 30 de março e 8 de abril.
Na ocasião, a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial da Federação Russa (Roscosmos) firmaram um acordo para enviá-lo ao espaço e, ao lado do russo Pavel Vinogradov e do americano Jeffrey Williams, ele seguiu em uma nave com destino à Estação Espacial Internacional (ISS), onde ocorreu o acoplamento.
Atualmente, Marcos Pontes é senador do estado de São Paulo, eleito em 2022 pelo PL (Partido Liberal). Em 2017, durante um pronunciamento no Senado, Marcos agradeço as homenagens feitas sobre a missão e falou um pouco mais sobre a experiência.
“Cada vez que eu tinha medo, passava a mão na bandeira do Brasil e falava assim: eu não estou aqui sozinho, está todo mundo indo comigo. E aquilo foi muito importante naquele momento. A seis segundos da decolagem, os motores acendem. Quando eles acendem, aquele foguete vibra tanto que chega a trincar o esmalte dos dentes. Nove minutos depois eu estava lá no espaço. Com o corte dos motores, tirei as luvas e elas começaram a flutuar na minha frente, e aquele foi o momento em que eu estava realizando o meu sonho. Todo mundo tem um sonho”
O que um astronauta faz?
Ao menos uma vez na vida, você já deve ter sonhado ou ouvido alguma criança falar que quando crescesse, queria ser astronauta. Esse fascínio não é atoa, pois em filmes, séries e desenhos os astronautas exploram o espaço, veem o mundo de cima e ainda flutuam em gravidade zero, e isso encanta qualquer um.
O trabalho dos astronautas, porém, vai muito além de explorar o espaço, observar o planeta do alto ou flutuar em gravidade zero. Eles assumem grandes responsabilidades, já que são cientistas de alto nível que seguem para estações espaciais com a missão de conduzir experimentos científicos, que abrangem áreas como biologia, medicina espacial e ciência dos materiais.
As estações espaciais, por sua vez, funcionam como grandes laboratórios altamente desenvolvidos, projetados para resistir às condições do espaço e apoiar experimentos realizados com amostras espaciais e pesquisas relacionadas.
Se isso despertou novamente a vontade de ser astronauta, é preciso se preparar, já que o caminho não é simples. No campo acadêmico, é necessário ter formação sólida em áreas de exatas, como física e matemática, além de participação em projetos acadêmicos e cursos de pós-graduação na área.
Além disso, é necessário manter o corpo em excelente condição física para que ele se adapte ao ambiente espacial, que funciona de forma diferente da Terra. Por isso, a carreira exige equilíbrio entre preparo intelectual e condicionamento físico.
Mesmo com essa preparação, o processo de aprovação por uma agência espacial é complexo. No Brasil, a AEB (Agência Espacial Brasileira) coordena o programa em parceria com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), enquanto instituições como a NASA (National Aeronautics and Space Administration) adotam critérios rigorosos, que incluem ao menos mil horas de voo como piloto ou dois anos de pós-doutorado, além de cerca de dois anos de treinamento intensivo em habilidades básicas para a formação de astronautas.
Conheça a sua foto da NASA
Para quem considerou o processo de se tornar um astronauta complexo demais, ainda é possível ter um pequeno pedaço do espaço destinado exclusivamente a você.
Isso é possível graças ao Hubble, telescópio espacial da NASA em operação desde 1990. No site oficial da agência, há uma ferramenta que permite descobrir qual imagem o equipamento registrou no dia do seu aniversário: basta informar o dia e o mês para acessar uma foto oficial captada pelo Hubble naquela data.
Entre na conversa da comunidade