- Na tarde de 16 de setembro, a Região Sudeste do Brasil, especialmente São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, registrou fortes pancadas de chuva devido a um sistema de baixa pressão e um cavado meteorológico.
- A previsão é de que as chuvas continuem, com risco elevado de temporais localizados.
- A Climatempo alerta para a intensificação das chuvas nas próximas horas, principalmente no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e no extremo sul de Minas e do Rio de Janeiro.
- Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) indicam que Delfim Moreira teve 5,8 milímetros de chuva, enquanto Marmelópolis acumulou 7,2 milímetros em uma hora.
- Para a noite, espera-se que a chuva chegue à região metropolitana do Rio de Janeiro, com ventos de até 70 quilômetros por hora.
Na tarde de 16 de setembro, a Região Sudeste do Brasil, especialmente São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, enfrentou fortes pancadas de chuva devido à presença de um sistema de baixa pressão e um cavado meteorológico. A previsão é de que as chuvas persistam, com risco elevado de temporais localizados.
A Climatempo alerta para a intensificação das chuvas nas próximas horas, especialmente nas áreas do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e no extremo sul de Minas e do Rio de Janeiro. A região metropolitana de São Paulo também deve estar atenta a possíveis episódios de chuva forte, acompanhados de raios e ventos que podem atingir até 50 km/h.
Impactos nas Cidades
Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mostram que, até as 17h30, Delfim Moreira registrou 5,8 mm de chuva, enquanto Marmelópolis acumulou 7,2 mm em apenas uma hora. No Vale do Paraíba, Cunha teve 14,2 mm em três horas e Bananal quase 27 mm no mesmo período. No Rio de Janeiro, Barra Mansa e Porto Real também registraram precipitações significativas.
A previsão para a noite indica que a chuva deve chegar à região metropolitana do Rio de Janeiro, com intensidade moderada a forte. Ventos em todo o estado fluminense continuarão soprando com força, com rajadas variando entre 51 e 70 km/h. O Espírito Santo também deve enfrentar chuvas concentradas na faixa litorânea.
Expectativas para os Próximos Dias
Para 17 de setembro, as condições climáticas indicam a continuidade das chuvas nos estados do Sudeste e Centro-Oeste, embora a intensidade e a duração sejam irregulares. O litoral norte do Rio de Janeiro e a Grande Vitória, no Espírito Santo, são as áreas mais propensas a receber precipitações, que devem ocorrer de forma irregular, atingindo algumas localidades e não outras.