Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Musculação protege o cérebro de idosos contra demências, revela estudo da Unicamp

Estudo da Unicamp revela que a musculação pode proteger o cérebro de idosos com comprometimento cognitivo leve, reduzindo riscos de demência.

Telinha
Por Revisado por: Time de Jornalismo Portal Tela
0:00 0:00

Um estudo da Unicamp mostrou que a musculação pode ajudar a proteger o cérebro de idosos com comprometimento cognitivo leve, reduzindo o risco de demências. A pesquisa, publicada na revista GeroScience, envolveu 44 participantes que treinaram duas vezes por semana durante seis meses. Os resultados indicaram que aqueles que praticaram musculação melhoraram a memória e a saúde do cérebro, especialmente em áreas ligadas à doença de Alzheimer, enquanto o grupo que não se exercitou teve piora. Os pesquisadores destacaram que a musculação é uma opção mais acessível e simples para prevenir demências, além de estimular a produção de substâncias que ajudam na saúde dos neurônios. Eles também acreditam que treinos mais longos podem trazer ainda mais benefícios.

Um estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) revelou que a musculação pode proteger o cérebro de idosos com comprometimento cognitivo leve contra demências. A pesquisa, publicada na revista GeroScience, envolveu 44 participantes e durou seis meses, com treinos realizados duas vezes por semana.

Os resultados mostraram que os idosos que praticaram musculação apresentaram melhoras significativas na memória e na anatomia cerebral. As áreas do hipocampo e pré-cúneo, associadas à doença de Alzheimer, foram protegidas contra atrofia. O grupo-controle, que não se exercitou, teve piora nos parâmetros cerebrais.

Isadora Ribeiro, bolsista de doutorado da FAPESP, destacou que o estudo é o primeiro a demonstrar os efeitos da musculação na integridade da substância branca em indivíduos com comprometimento cognitivo leve. O pesquisador Marcio Balthazar enfatizou a importância de incluir educadores físicos na atenção básica de saúde, já que a musculação é uma alternativa menos complexa e mais barata para prevenir demências.

Os pesquisadores sugerem que a musculação estimula a produção de fatores de crescimento neural e promove a desinflamação do organismo. Os níveis de irisina e BDNF, que estão relacionados à proteção neural, foram medidos e ainda estão sob análise. A expectativa é que períodos mais longos de treinamento possam trazer resultados ainda mais positivos.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais