Economia

Profissionais de tecnologia do Paraná encerram escala 6×1 com nova convenção coletiva

Profissionais de TI no Paraná encerram a escala 6×1 com nova Convenção Coletiva, garantindo carga de trabalho de até cinco dias e benefícios.

Rovena Rosa/Agência Brasil (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Rovena Rosa/Agência Brasil (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Ouvir a notícia

Profissionais de tecnologia do Paraná encerram escala 6×1 com nova convenção coletiva - Profissionais de tecnologia do Paraná encerram escala 6×1 com nova convenção coletiva

0:000:00

Profissionais do setor de tecnologia do Paraná conquistaram o fim da escala 6×1 com a assinatura de uma nova Convenção Coletiva de Trabalho, válida até 2027. O acordo foi firmado entre a Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação (Fenati) e o setor patronal do estado na última quinta-feira, 15. Estima-se que pelo menos 80 mil trabalhadores de 16 mil empresas paranaenses serão beneficiados pela mudança.

A nova convenção estabelece que a carga de trabalho pode ser de até cinco dias por semana. As empresas poderão optar por um expediente de segunda a sexta-feira ou de terça a sábado. Caso desejem que os funcionários trabalhem aos domingos ou mais de cinco dias, será necessário um acordo específico com o sindicato.

Reajuste e Benefícios

Além do fim da escala 6×1, o acordo traz um reajuste salarial de 6%, um auxílio-refeição de R$ 28,00 por dia e um adicional de hora extra de até 100%. Também estão previstos um auxílio-creche e regras claras para trabalho remoto, com ajuda de custo mínima de R$ 100,00, além de seguro de vida e avanços na participação nos lucros.

As discussões sobre a escala de trabalho ganharam força nas redes sociais, impulsionadas por propostas de emenda à Constituição (PEC) que visam substituí-la por modelos de trabalho 4x3 ou 5x2. A principal proposta foi apresentada ao Congresso Nacional em fevereiro pela deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), buscando reduzir a carga semanal para 36 horas.

Desafios e Expectativas

O projeto ainda enfrenta resistência entre bolsonaristas e representantes do empresariado. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o tema será discutido, mas alertou que não se deve criar expectativas irreais. Em pronunciamento no Dia do Trabalho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou a importância de equilibrar a vida profissional e o bem-estar dos trabalhadores. Para que a proposta entre em vigor, é necessário o apoio de 308 deputados e 49 senadores, além de passar por votações em comissões.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela