A concessão do Lote Alto Tietê, que abrange as Linhas 11, 12 e 13 de trens urbanos, prevê a construção de oito novas estações pela futura concessionária e duas novas pelo Metrô, além da reforma de 24 estações existentes. Essas novas estações atendem a demandas antigas da população local e permitirão a ampliação de mais […]
A concessão do Lote Alto Tietê, que abrange as Linhas 11, 12 e 13 de trens urbanos, prevê a construção de oito novas estações pela futura concessionária e duas novas pelo Metrô, além da reforma de 24 estações existentes. Essas novas estações atendem a demandas antigas da população local e permitirão a ampliação de mais de 25 km em trilhos. A Linha 11-Coral terá uma extensão de 4 km, alcançando a Estação César de Souza e a Barra Funda, com quatro novas estações, 14 reformas e três reconstruções.
A Linha 12-Safira contará com 2,7 km de novos trilhos até Suzano, incluindo duas novas estações que integrarão a Linha 13 e a Linha 2-Verde do metrô. Uma estação será reconstruída e 12 passarão por reformas. Já a Linha 13-Jade terá seis novas estações e 15,6 km de novos trilhos, chegando às regiões de Bonsucesso e Gabriela Mistral, além de três estações reformadas.
O projeto tem um caráter social, visando atender a Zona Leste, que possui um grande déficit de transporte e mais de 4,6 milhões de habitantes. O escopo inclui investimentos em rede aérea, via permanente e sinalização, além de novos equipamentos e sistemas. Ao todo, serão R$ 14,3 bilhões em investimentos, com a expectativa de que as três linhas transportem 1,3 milhão de passageiros diariamente até 2040.