O Grupo Pão de Açúcar (GPA) vai cancelar seu registro na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) nesta sexta-feira, 18 de abril. Com isso, a empresa deixará de ter obrigações de relatórios exigidas pela legislação americana. Assim que o formulário for protocolado, essas obrigações serão suspensas imediatamente, e o encerramento definitivo ocorrerá em 90 dias, a menos que a SEC se oponha. Em março de 2024, o conselho do GPA já havia decidido retirar suas American Depositary Shares (ADSs) da Bolsa de Nova York para reduzir custos. A empresa quer simplificar suas obrigações regulatórias e continuará negociando suas ações na B3, a bolsa brasileira, que será seu principal mercado. A mudança não afetará a negociação das ações no Brasil.
GPA encerra registro na SEC e simplifica obrigações nos EUA
O Grupo Pão de Açúcar (GPA) irá protocolar nesta sexta-feira, 18 de abril, o formulário para cancelar seu registro na Comissão de Valores Mobiliários americana (SEC). A medida visa encerrar as obrigações de relatórios exigidas pela legislação dos Estados Unidos.
A partir do protocolo do formulário, as obrigações de reporte serão suspensas imediatamente. A varejista informou que, salvo objeção da SEC, o encerramento definitivo ocorrerá em 90 dias.
Em março de 2024, o conselho de administração do GPA já havia aprovado a retirada de suas American Depositary Shares (ADSs) da Bolsa de Nova York (Nyse). A decisão faz parte de um plano para reduzir custos associados ao programa de ADSs.
Simplificação e foco no mercado brasileiro
A empresa busca simplificar o cumprimento de obrigações regulatórias. As ações ordinárias do GPA continuarão listadas e negociadas na B3, a bolsa de valores brasileira. A B3 permanece como o principal mercado para negociação dos valores mobiliários do GPA.
O GPA havia anunciado anteriormente a retirada das ADSs, buscando otimizar recursos e diminuir a complexidade administrativa. A empresa reitera que a mudança não afeta a negociação de suas ações no Brasil.