Baseada em uma proposta de Paulo Coelho, uma nova ópera inspirada no poema I-Juca-Pirama, de Gonçalves Dias, está programada para estrear na Europa em junho de 2025, durante a temporada de verão do Teatro da Ópera de Roma, localizado no Circo Máximo. A estreia mundial ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de novembro de […]
Baseada em uma proposta de Paulo Coelho, uma nova ópera inspirada no poema I-Juca-Pirama, de Gonçalves Dias, está programada para estrear na Europa em junho de 2025, durante a temporada de verão do Teatro da Ópera de Roma, localizado no Circo Máximo. A estreia mundial ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de novembro de 2025, no Theatro da Paz, em Belém, como parte das atividades da COP30.
O libreto da obra foi escrito por Coelho, enquanto as composições musicais são de Gilberto Gil e do músico italiano Aldo Brizzi, que recentemente apresentaram a ópera Amor Azul. A nova produção promete ser uma narrativa que combina drama, filosofia e poesia, explorando a rica cultura indígena da Amazônia.
A obra abordará a temática da luta dos povos indígenas contra a invasão de culturas e civilizações externas, refletindo sobre as ameaças que enfrentam. A colaboração entre Coelho, Gil e Brizzi visa trazer à tona questões relevantes sobre a preservação cultural e ambiental, destacando a importância da Amazônia no contexto global.
Entre na conversa da comunidade