Os filmes brasileiros “A Melhor Mãe do Mundo”, “O Último Azul” e “Légua Tirana” têm gerado discussões sobre suas abordagens sociais e a representação de personagens marginalizados. Essas obras refletem a complexidade da realidade brasileira, desafiando a crítica ao cinema nacional por sua suposta pieguice.
“A Melhor Mãe do Mundo”, dirigido por Anna Muylaert, apresenta Gal, uma catadora de lixo que enfrenta a violência doméstica e a luta pela sobrevivência em São Paulo. A narrativa, embora melodramática, revela a solidariedade entre os desvalidos, destacando a importância dos laços comunitários. O filme termina de forma otimista, reforçando a ideia de que a esperança é a última que morre, com a canção “Maria, Maria” de Milton Nascimento como pano de fundo.
Temáticas e Abordagens
Por outro lado, “O Último Azul” se passa em uma periferia amazônica e aborda a resistência da terceira idade. A protagonista, Tereza, se recusa a ser enviada para a morte aos 75 anos, buscando aproveitar seus últimos dias. O filme, embora ambicioso, é criticado por sua pretensão e alegorias confusas, resultando em uma mensagem simplista sobre a dignidade dos idosos.
“Légua Tirana”, por sua vez, é um filme mudo que narra a juventude de Luiz Gonzaga sem incluir sua música. A obra apresenta um sertão estereotipado e personagens que parecem desconectados da trama principal, resultando em uma experiência visual que, apesar de sua estética, carece de profundidade narrativa.
Reflexões Finais
Esses filmes, apesar de suas falhas, trazem à tona questões sociais relevantes e a luta de personagens que vivem à margem da sociedade. A crítica ao cinema nacional pode ser válida, mas é essencial reconhecer o esforço de diretores como Muylaert, que buscam retratar a complexidade da vida brasileira. A diversidade de abordagens e temáticas nos filmes recentes indica um movimento em direção a uma representação mais autêntica e significativa da realidade.
Entre na conversa da comunidade