A Casa Museu Eva Klabin, no Rio de Janeiro, vai inaugurar a exposição “Ecos do Olimpo: deuses e mitos na Coleção Eva Klabin” no dia 7 de outubro. A mostra, que ficará aberta até agosto, é gratuita e traz obras que mostram a influência da Grécia Antiga na arte e na cultura ocidental. Entre os itens expostos estão uma escultura da cabeça de Apolo, moedas gregas do século III a.C., cerâmicas do século IV a.C., pinturas renascentistas e uma gravura de Pablo Picasso. A exposição também destaca como a Grécia Antiga está presente na paisagem urbana do Rio, com várias representações de deuses em monumentos. Para ajudar os visitantes, um “fio de Ariadne” conecta os quatro núcleos da mostra. A curadoria é de Diogo Maia e Douglas Liborio, e a exposição inclui peças do acervo da casa e de outras instituições.
A Casa Museu Eva Klabin, no Rio de Janeiro, inaugura a exposição “Ecos do Olimpo: deuses e mitos na Coleção Eva Klabin” no dia 7 de outubro. A mostra, que ficará em cartaz até agosto, apresenta obras que evidenciam a influência da Grécia Antiga na arte e na cultura ocidental.
Entre as peças em exibição estão uma escultura da cabeça de Apolo em mármore, moedas gregas do século III a.C., cerâmicas do século IV a.C., pinturas renascentistas e uma gravura de Pablo Picasso. A exposição é gratuita e busca refletir sobre a presença da mitologia grega na paisagem urbana carioca, que possui diversas representações de deuses do Olimpo em monumentos.
A curadoria da exposição é de Diogo Maia e Douglas Liborio. Para facilitar a visitação, a mostra é organizada em quatro núcleos interligados por uma representação do “fio de Ariadne”, que simboliza o caminho de Teseu no labirinto do Minotauro. A exposição combina itens do acervo da Casa Museu com peças cedidas pela Casa Museu Ema Klabin e pelo Museu da República.
Entre na conversa da comunidade