A exibição do filme “Malês”, dirigido e estrelado por Antonio Pitanga, ocorreu na noite de sábado durante a Mostra de Cinema de Tiradentes, em meio a uma forte chuva que atingiu a cidade mineira. A sessão, marcada para uma praça pública, gerou apreensão sobre sua realização, mas a chuva deu uma trégua, permitindo que o […]
A exibição do filme “Malês”, dirigido e estrelado por Antonio Pitanga, ocorreu na noite de sábado durante a Mostra de Cinema de Tiradentes, em meio a uma forte chuva que atingiu a cidade mineira. A sessão, marcada para uma praça pública, gerou apreensão sobre sua realização, mas a chuva deu uma trégua, permitindo que o evento acontecesse. Pitanga, que tem uma carreira de mais de 60 anos no cinema, expressou sua emoção ao apresentar o filme, que aborda a maior revolta de escravizados na História do Brasil, ocorrida em 1835.
O ator, que está prestes a completar 86 anos, destacou a importância de trazer essa história à luz, afirmando: “Estou me sentindo como uma criança em trazer essa história que a História não conta.” O filme já foi exibido em festivais como o Festival do Rio e universidades nos Estados Unidos, e Pitanga anunciou que apresentará “Malês” em um festival de cinema negro em Burkina Faso.
Durante a sessão, Pitanga também fez menções pessoais, como a ausência de sua filha, Camila Pitanga, devido ao lançamento da novela “Beleza Fatal”, e agradeceu a presença da deputada federal Benedita da Silva, sua companheira de 33 anos, que foi muito aplaudida pelo público. Antes da exibição, o casal teve um momento descontraído durante a abertura do Fórum Tiradentes, onde Benedita se referiu a Pitanga como “o ator mais bonito do Brasil.”
Além de “Malês”, a programação do festival incluiu a pré-estreia de “Para Lota”, que mistura ficção e documentário, e explora a vida da arquiteta Lota de Macedo Soares. A Mostra de Cinema de Tiradentes segue com a abertura da Mostra Aurora, que destaca realizadores em seus primeiros longas-metragens, e a exibição do documentário “Milton Bituca Nascimento”, que promete emocionar os espectadores com a trajetória do cantor.
Entre na conversa da comunidade