Entretenimento

Karim Aïnouz assume papel de mentor no Festival de Cannes com curtas do Ceará

Karim Aïnouz volta ao Festival de Cannes como mentor, apresentando curtas de jovens cineastas brasileiros, enquanto seu novo filme ainda está em pós produção.

O diretor de cinema brasileiro Karim Ainouz posa durante uma sessão de fotos à margem da 77ª edição do Festival de Cinema de Cannes, em Cannes, no sul da França, em 22 de maio de 2024. (Foto: Zoulerah NORDDINE / AFP)

O diretor de cinema brasileiro Karim Ainouz posa durante uma sessão de fotos à margem da 77ª edição do Festival de Cinema de Cannes, em Cannes, no sul da França, em 22 de maio de 2024. (Foto: Zoulerah NORDDINE / AFP)

Ouvir a notícia

Karim Aïnouz assume papel de mentor no Festival de Cannes com curtas do Ceará - Karim Aïnouz assume papel de mentor no Festival de Cannes com curtas do Ceará

0:000:00

Karim Aïnouz, diretor cearense, retorna ao Festival de Cannes nesta terça-feira (13) como mentor na Quinzena dos Realizadores. Ele não competirá com seu novo filme, "Rosebush Pruning", que ainda está em pós-produção.

Aïnouz, que já participou do festival com "O jogo da rainha" e "Motel Destino", irá apresentar quatro curtas-metragens de jovens cineastas brasileiros. Os curtas foram desenvolvidos sob sua orientação no projeto Directors’ Factory, que conecta realizadores brasileiros a cineastas internacionais. As obras exibidas incluem:

  1. "A fera do mangue", de Wara (Ceará) e Sivan Noam Shimon (Israel);
  2. "A Vaqueira, a dançarina e o porco", de Stella Carneiro (Alagoas) e Ary Zara (Portugal);
  3. "Ponto cego", de Luciana Vieira (Ceará) e Marcel Beltrán (Cuba);
  4. "Como ler o vento", de Bernardo Ale Abinader (Amazonas) e Sharon Hakim (França).

O diretor destacou a importância de ajudar novos talentos a avançar em seus projetos de longas-metragens. Ele relembrou sua própria experiência em 1997, quando participou de um laboratório de roteiro em Paris e visitou Cannes.

Além de promover os curtas, Aïnouz ressaltou a contribuição de mais de 100 profissionais do cinema cearense envolvidos nas produções. Embora muitos esperassem que "Rosebush Pruning" fosse exibido, Aïnouz afirmou que o filme ainda precisa de tempo para ser finalizado. Ele mencionou que a intenção é apresentar a obra em festivais antes do lançamento comercial, previsto para o final deste ano ou início do próximo.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela