O filme brasileiro “O Riso e a Faca” ganhou o prêmio de Melhor Atriz para Cleo Diára na seção Un Certain Regard do Festival de Cannes. O longa, dirigido pelo português Pedro Pinho, é uma coprodução entre Brasil, Portugal, França e Romênia. A história segue Sérgio, um engenheiro ambiental que vai à Guiné-Bissau para fazer um relatório sobre o impacto ambiental de estradas. Durante sua estadia, ele conhece Diara e Guillermhe, moradores locais que o ajudam a entender melhor seu trabalho. O principal vencedor da seção foi “O Olhar Misterioso do Flamingo”, do chileno Diego Céspedes, enquanto “Um Poeta”, do colombiano Simón Mesa Soto, levou o Prêmio do Júri. Apesar de apagões na França, o festival manteve a cerimônia de encerramento, onde será entregue o prêmio principal, a Palma de Ouro, com “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, na disputa.
O filme brasileiro O Riso e a Faca conquistou o prêmio de Melhor Atriz para Cleo Diára na seção Un Certain Regard do Festival de Cannes, na sexta-feira, 23. A produção, dirigida pelo português Pedro Pinho, é uma coprodução entre Brasil, Portugal, França e Romênia.
A trama acompanha Sérgio, um engenheiro ambiental português que viaja à Guiné-Bissau para elaborar um relatório de impacto ambiental sobre a construção de estradas. Durante sua estadia, ele se relaciona com os moradores locais Diara e Guillermhe, aprofundando sua compreensão sobre a importância de seu trabalho.
Na mesma seção, o filme O Olhar Misterioso do Flamingo, do chileno Diego Céspedes, foi o principal vencedor. O prêmio do júri foi concedido a Um Poeta, do colombiano Simón Mesa Soto. A cerimônia de encerramento do festival ocorrerá no sábado, 24, apesar dos apagões que afetam o sudeste da França.
O festival mantém a entrega da Palma de Ouro, com o filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, concorrendo ao prêmio. A produção O Riso e a Faca destaca-se não apenas pela atuação de Cleo Diára, mas também pela colaboração de mais de 30 brasileiros na equipe técnica e artística, incluindo o ex-atleta de vôlei Jonathan Guilherme, que interpreta o personagem Gui.
Entre na conversa da comunidade