O samba-enredo “Malunguinho: O mensageiro de três mundos”, da Unidos do Viradouro, foi eleito o melhor samba-enredo de 2025 por um júri de 50 especialistas, conforme anunciado pelo GLOBO. A Acadêmicos do Grande Rio ficou em segundo lugar, com o samba “Pororocas parawaras: As águas dos meus encantos nas contas dos curimbós”, enquanto a Beija-Flor, […]
O samba-enredo “Malunguinho: O mensageiro de três mundos”, da Unidos do Viradouro, foi eleito o melhor samba-enredo de 2025 por um júri de 50 especialistas, conforme anunciado pelo GLOBO. A Acadêmicos do Grande Rio ficou em segundo lugar, com o samba “Pororocas parawaras: As águas dos meus encantos nas contas dos curimbós”, enquanto a Beija-Flor, que homenageou o diretor Laíla, conquistou a medalha de bronze. A Imperatriz Leopoldinense, vice-campeã de 2024, ficou em quarto lugar com “Ómi Tútú ao Olúfon – Água fresca para o senhor de Ifón”.
Os jurados, que incluíram jornalistas, compositores e foliões, votaram de forma anônima para garantir a liberdade de escolha. O samba da Viradouro foi mencionado por 84% dos votantes, recebendo 42 menções, sendo 28 em primeiro lugar. A escola obteve 178 pontos, superando a Grande Rio, que somou 74 pontos. O samba da Grande Rio, que fala sobre o folclore paraense, foi assinado por compositores da escola Deixa Falar.
A Imperatriz teve 26 menções, enquanto a Beija-Flor recebeu 19, mas a escola de Nilópolis conquistou 49 pontos contra 48 da Imperatriz. O Salgueiro, que abordou o tema do corpo fechado, ficou em quinto lugar com 42 pontos. A Unidos de Padre Miguel, retornando ao Grupo Especial, ficou em sexto com 17 pontos, enquanto a Mocidade Independente de Padre Miguel obteve 16 pontos.
A Mangueira, com apenas 13 pontos, e a Unidos da Tijuca, com 11 pontos, tiveram desempenhos discretos. A Portela e o Paraíso do Tuiuti ficaram nas últimas posições, com seis e três pontos, respectivamente. A Unidos de Vila Isabel não foi mencionada. O ranking final reflete a diversidade e a competitividade dos sambas apresentados.
Entre na conversa da comunidade