Nos últimos dias, surgiram rumores de que o Spotify, uma das maiores plataformas de streaming de música, pode aumentar os preços de seus planos. Isso deixou muitos usuários insatisfeitos, já que o plano Premium é quase essencial para uma boa experiência de ouvir música. Além disso, a plataforma é criticada por pagar pouco aos artistas, que recebem uma quantia baixa por suas músicas. Nesse cenário, o SoundCloud se destaca como uma alternativa, especialmente para artistas independentes. A plataforma não só compete com o Spotify, mas também cria uma comunidade entre artistas e ouvintes, permitindo interações como comentários e mensagens diretas. Enquanto o Spotify usa um modelo de remuneração que favorece os grandes artistas, o SoundCloud adota um sistema onde os fãs ajudam a financiar diretamente os músicos que gostam, beneficiando mais os artistas independentes. Assim, o SoundCloud se apresenta como uma opção promissora em um momento em que a música se torna cada vez mais difícil de viver.
Nos últimos dias, a internet foi tomada por indícios de que o Spotify, uma das maiores plataformas de streaming de música atualmente, aumentaria o preço de seus planos em breve, o que deixou diversos usuários indignados, visto que, pelas funcionalidades oferecidas no plano Premium — e a ausência delas no gratuito -– o uso dessa assinatura se torna praticamente obrigatório para uma experiência decente na hora de ouvir música. A plataforma também sofre duras críticas em relação à sua remuneração para artistas, que questionam a baixa quantia recebida por reproduções de suas músicas.
Com esse cenário desesperançoso, tanto para artistas quanto para os fãs assíduos de música, os serviços de streaming atuais se tornam um beco sem saída quando o assunto é apoiar os artistas e ouvir música sem complicação. No entanto, ainda há uma luz no fim do túnel, representada por um aplicativo que, nos últimos anos, tem ganhado mais força, especialmente no cenário independente: o SoundCloud.
O SoundCloud
A plataforma de streaming de música nasceu com a missão de competir com o Spotify e os grandes serviços que futuramente dominariam a indústria. No entanto, com o tempo, seu papel foi ressignificado, tornando-se algo muito maior: uma plataforma focada em criar uma comunidade mais próxima entre artistas e ouvintes.
Ele se destaca pelas funcionalidades, como comentários, reposts e mensagens que podem ser enviadas diretamente aos artistas, além de permitir que os usuários comentem diretamente nas músicas, para qualquer um ver exatamente o que você pensa quando chega a sua parte favorita. Isso transforma a plataforma em algo além do que um simples streaming de música, mas sim uma rede social para ouvintes de músicas e seus artistas criarem uma comunidade muito mais próxima e ativa, em um local onde o intuito era inicialmente, apenas ouvir música.
A distribuição de renda no mundo da música
Um grande detalhe que influencia muito no uso de uma plataforma, principalmente para artistas, é a forma que o dinheiro é distribuído.
O Spotify, conhecido por suas péssima políticas de remuneração, usa de um modelo chamado “pró-rata”, onde todo o dinheiro arrecadado vai para um grande fundo que é distribuído a todos os artistas da plataforma, com base no número de reproduções de suas músicas. O que a primeira vista parece bom, porém beneficia principalmente os maiores artistas do meio mainstream, que contam com milhões de reproduções mensais, e desfavorece o cenário independente, que em sua grande parte possui uma legião apaixonada de fãs, mas que não chega aos pés dos números dos grandes nomes da mídia.
O SoundCloud, por outro lado, utiliza um método chamado “Fan-Powered Royalties”, no qual a renda gerada por assinaturas e anúncios de cada usuário é repassada para seus artistas preferidos. Isso beneficia principalmente os músicos independentes, que conseguem uma renda mais sólida, baseada em sua comunidade de fãs, grupo este que é reforçado de forma mais natural pelas funcionalidades semelhantes a de rede social da plataforma.
A Esperança do SoundCloud para o mundo da música
Em meio a tempos turbulentos, em que apreciar a arte da música se torna cada vez mais capitalizado e difícil de se viver com a renda gerada dela, o SoundCloud surge como uma esperança, mostrando que a música é muito mais do que apenas sons, ela também é um mecanismo social, que ajuda cada ser humano a se expressar, seja por meio da criação dessa forma de arte, ou pela inserção de indivíduos em uma comunidade com gostos semelhantes.
Entre na conversa da comunidade