Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

O Agente Secreto: como era o mundo na época em que o filme se passa

Em 1977, o Brasil estava em uma ditadura, a seleção ainda era tricampeã e Recife tinha uma das maiores populações do país

Imagem do autor
Por Revisado por: Luiz Cesar Pimentel
Wagner Moura em O Agente Secreto que estreia nesta semana - Foto: Reprodução
0:00 0:00
  • O filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kléber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, estreia nos cinemas do Brasil nesta quinta-feira, seis de outubro.
  • A trama segue Marcelo, um professor que se muda de São Paulo para Recife em busca de um novo começo, mas se vê espionado pelos vizinhos durante o Carnaval.
  • A história se passa em Recife, em mil novecentos e setenta e sete, quando a cidade ainda se recuperava de uma grande enchente em mil novecentos e setenta e cinco.
  • Na época, o Brasil vivia sob a ditadura militar, governado por Ernesto Geisel, e enfrentava uma crise interna nas Forças Armadas.
  • O ano de mil novecentos e setenta e sete também foi marcado por eventos significativos no mundo, como a posse de Jimmy Carter nos Estados Unidos e o lançamento da sonda Voyager 1 pela NASA.

Nesta quinta-feira (6), estreia nos cinemas de todo o Brasil o filme O Agente Secreto, dirigido por Kléber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura. A história acompanha Marcelo, um professor de tecnologia que deixa para trás um passado violento em São Paulo e se muda para Recife em busca de recomeço. No Carnaval, porém, ele percebe que o caos o segue e passa a ser espionado pelos vizinhos.

O filme se passa em Recife, em 1977, há mais de 45 anos. Naquela época, tanto o Brasil quanto o mundo eram bem diferentes de hoje, não apenas no campo tecnológico, mas também nos aspectos sociais e econômicos.

Veja como era o mundo em 1977, o ano de “O Agente Secreto”:

Recife

A trama se passa em Recife, capital de Pernambuco, que em 1977 era a quarta capital mais populosa do país, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, com pouco mais de um milhão de habitantes. Para comparação, segundo o último Censo, hoje a cidade ocupa a nona posição no ranking das capitais mais populosas do Brasil.

A cidade ainda se recuperava de uma tragédia ocorrida dois anos antes, a enchente de 1975. Em 17 de julho daquele ano, cerca de 80% de Recife ficou submersa por quase dois dias. O desastre deixou 107 mortos e foi considerada uma das maiores enchentes do século 20.

Brasil

Olhando para um panorama geral do Brasil, o país ainda vivia a ditadura militar – instaurada em 1964 – e estava sendo governado pelo militar Ernesto Geisel.

Nesta época, o Brasil também enfrentou uma crise militar. Geisel demitiu o ministro do Exército, Sílvio Frota, por se recusar a apoiar o plano de abertura política “lenta, gradual e segura” e por articular a própria candidatura à Presidência. O episódio gerou tensões dentro das Forças Armadas, mas acabou fortalecendo a política de abertura do regime.

Em 1977, a população brasileira era de cerca de 111,6 milhões de pessoas. Naquele ano, o país registrou mais nascimentos do que em 2023: foram 2.566.020 contra 2.518.039 no ano retrasado.

Além disso, 1977 foi marcado por grandes mudanças, como a regulamentação do divórcio, em 26 de dezembro, e a criação do estado do Mato Grosso do Sul, em 11 de outubro. O novo estado se tornou o quinto mais recente do país, atrás apenas de Rondônia (1982), Tocantins, Roraima e Amapá (1988).

Mundo

Em 1977, Jimmy Carter assumiu a Presidência dos Estados Unidos, tornando-se o 39º chefe de Estado do país, cargo que ocupou até 1981. No mesmo ano, Djibouti, no nordeste da África, conquistou a independência após anos sob domínio francês. Ainda neste ano, a NASA iniciou o Programa Voyager com o lançamento da sonda Voyager 1, criada para estudar Júpiter, Saturno e suas luas, além de registrar a existência dos anéis de Urano.

O ano também foi marcado por tragédias, como as três bombas que explodiram em Moscou, matando três pessoas, e a queda do voo 618 da companhia sueca Linjeflyg, que deixou 22 mortos. Em Nova York, um grande apagão provocou saques e incêndios, com 1.161 lojas danificadas e mais de mil focos de incêndio registrados.

Por fim, 1977 também marcou a criação da Academia Chinesa de Ciências Sociais, uma das principais instituições de pesquisa em ciências sociais e filosofia da China, além das mortes de Clarice Lispector, Charlie Chaplin e Elvis Presley.

Esporte

No esporte, a seleção brasileira ainda era tricampeã mundial, com o último título conquistado em 1970. Naquela época, o time já não contava mais com Pelé, Gérson, Carlos Alberto Torres, Tostão e Clodoaldo.

Falando em Pelé, o rei do futebol anunciou sua aposentadoria oficial neste ano, após jogar pelo New York Cosmos contra o Santos. Pelé entrou no segundo tempo vestindo a camisa alvinegra.

Ainda no Brasil, a 22ª edição do Campeonato Brasileiro foi vencida pelo São Paulo, sendo esse seu primeiro título nacional. Foi também a primeira vez que o campeonato foi decidido nos pênaltis, por conta das regras da época.

Na América do Sul, a final da Libertadores foi disputada entre Cruzeiro e Boca Juniors, com os argentinos saindo vitoriosos. No jogo de ida, em Buenos Aires, o Boca venceu por 1 a 0, enquanto em Belo Horizonte o Cruzeiro venceu pelo mesmo placar. Pela regra da época, houve um jogo de desempate em Montevidéu, no qual o Boca Juniors conquistou o título nos pênaltis.

Por fim, na Champions League, o campeão foi o Liverpool, que conquistava o seu primeiro título diante do Borussia Mönchengladbach – 3 a 1 para os ingleses.

Entretenimento

No entretenimento, uma das sagas de maior sucesso do cinema mundial, Star Wars, dirigida por George Lucas, chegou aos cinemas em 25 de maio. Outros grandes lançamentos do ano incluíram Eraserhead, de David Lynch, Contatos Imediatos do Terceiro Grau, de Steven Spielberg, e New York, New York, de Martin Scorsese.

Nos filmes brasileiros, tivemos lançamentos como O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão, de Josip Bogoslaw, Tenda dos Milagres, de Nelson Pereira dos Santos, adaptado de Jorge Amado, e Morte e Vida Severina, de Zelito Viana, baseado na obra de João Cabral de Melo Neto

Na música mundial, o top 3 da Billboard foi liderado por Tonight’s the Night (Gonna Be Alright), de Rod Stewart, seguido por I Just Want to Be Your Everything, de Andy Gibb, e Best of My Love, da banda The Emotions. No mesmo ano, foram lançados diversos álbuns aclamados como Rumours, do Fleetwood Mac, Low e Heroes, ambos de David Bowie

Na música brasileira tivemos os hits Amigo de Roberto Carlos, Sonhos de Peninha e Flor de Lis de Djavan. Nos lançamentos de álbuns tivemos Espelho Cristalino, de Alceu Valença, Tiro de Misericórdia, de João Bosco, e Maria Fumaça, da Banda Black Rio.

Tecnologia

No ramo da tecnologia, o ano marcou o surgimento de algumas das versões mais antigas dos computadores domésticos, como o Commodore PET, um dos primeiros modelos prontos para uso em casa, seguido pelo TRS‑80, também entre os primeiros computadores domésticos disponíveis.

Além disso, a tecnologia de videocassete no formato VHS começou a se consolidar. Em 1977, a Panasonic lançou um gravador doméstico compatível com o sistema VHS

Na época, as calculadoras eletrônicas de bolso deixaram de ser objetos caros e passaram a ficar mais acessíveis ao público em geral. O mesmo ocorreu com os relógios digitais de LED e LCD, que começaram a se popularizar e a ter preços mais baixos.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais