24 de jan 2025
Sony encerra produção de Blu-rays graváveis e não planeja sucessores
A Sony encerrará a produção de discos Blu ray graváveis em fevereiro de 2024. A decisão inclui também MiniDiscs e cassetes MiniDV, sem planos de substituição. A mudança não afetará Blu rays comerciais, apenas os graváveis para usuários. A empresa já havia sinalizado a descontinuação de mídias ópticas graváveis em 2023. Outros fabricantes, como LG e Samsung, também estão abandonando o formato Blu ray.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Sony encerra produção de Blu-rays graváveis e não planeja sucessores
Ouvir a notícia
Sony encerra produção de Blu-rays graváveis e não planeja sucessores - Sony encerra produção de Blu-rays graváveis e não planeja sucessores
A Sony anunciou oficialmente que encerrará a produção de Blu-rays graváveis a partir de fevereiro de 2024. A informação foi divulgada pela Sony Storage Media Solutions e inclui também a interrupção da fabricação de MiniDiscs, MD-Data e MiniDV cassetes, com a empresa afirmando que "não haverá modelos sucessores". Essa decisão não afeta os discos Blu-ray já comercializados com filmes ou programas de TV, mas sim os discos em branco utilizados para gravação em PCs ou DVRs.
A empresa já havia sinalizado essa mudança no ano passado, informando ao veículo japonês AVWatch que iria "encerrar gradualmente o desenvolvimento e a produção de 'mídia óptica gravável'". A Sony tem sido uma das líderes na produção de Blu-ray desde seu lançamento, apresentando os primeiros protótipos em 2000 e lançando gravadores de Blu-ray em 2006. Outras empresas, como LG, Samsung e Oppo, também estão se afastando do formato ao interromper a produção de players de Blu-ray.
Além dos Blu-rays, a decisão da Sony impacta o MiniDisc, um formato de disco compacto criado em 1992 como alternativa a fitas cassete e CDs. Essa mudança pode dificultar o acesso a discos em branco para os fãs do MiniDisc, que ainda podem carregar músicas usando seus smartphones. A descontinuação reflete uma tendência crescente de migração para formatos digitais e serviços de streaming, que têm dominado o mercado de mídia.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.