12 de fev 2025
Governo de Ortega fecha 15 organizações cristãs e intensifica repressão na Nicarágua
O governo de Daniel Ortega fechou mais 15 instituições religiosas, incluindo a ONG Save the Children. Desde 2021, a repressão a organizações cristãs resultou no fechamento de 1.700 entidades. A comunidade cristã enfrenta perseguição, com líderes religiosos sendo alvo de prisões e exílio. Mais de 256 igrejas evangélicas foram fechadas nos últimos quatro anos, segundo ONGs. A Nicarágua ocupa a 30ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2025, evidenciando a hostilidade crescente.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Governo de Ortega fecha 15 organizações cristãs e intensifica repressão na Nicarágua
Ouvir a notícia
Governo de Ortega fecha 15 organizações cristãs e intensifica repressão na Nicarágua - Governo de Ortega fecha 15 organizações cristãs e intensifica repressão na Nicarágua
O governo de Daniel Ortega na Nicarágua intensifica a repressão a organizações cristãs, com o fechamento de mais 15 instituições religiosas acusadas de “não cumprirem suas obrigações”, segundo a Missão Portas Abertas. Entre as ONGs dissolvidas, destaca-se a Save the Children, que atuava no país desde 1986, promovendo educação e defesa dos direitos das crianças. Essa ação é parte de uma campanha mais ampla do regime, que já fechou cerca de 1.700 organizações em 2024, incluindo 678 entidades cristãs.
Desde 2018, o governo nicaraguense já desativou mais de 5.400 ONGs, muitas delas evangélicas. A comunidade cristã local tem se oposto ao regime, com líderes denunciando a repressão violenta a manifestantes e as restrições à liberdade de expressão. A situação se agravou após as eleições gerais de 7 de novembro de 2021, quando Ortega foi reeleito, resultando no fechamento de mais de 256 igrejas evangélicas nos últimos quatro anos, conforme a organização Nicarágua Nunca Mais.
A repressão também levou à fuga de pelo menos 200 líderes religiosos, com mais de 20 destituídos de sua cidadania e 65 indiciados por acusações de conspiração. O diretor do ministério Mountain Gateway, John Britton Hancock, relatou que há atualmente 100 pastores presos. Em resposta à crescente perseguição, muitos cristãos têm se reunido em casas para cultuar sem atrair a atenção das autoridades.
A Nicarágua ocupa a 30ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2025 da Missão Portas Abertas. A organização afirma que a hostilidade contra os cristãos está aumentando, com aqueles que se manifestam contra Ortega sendo vistos como agentes desestabilizadores.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.