- A seleção eslovena de basquete, campeã do EuroBasket em 2017, contará com Luka Doncic como seu principal jogador na edição de 2023.
- O torneio ocorrerá entre 27 de agosto e 14 de setembro, em quatro países: Chipre, Finlândia, Letônia e Polônia.
- A estreia da Eslovênia será contra a Polônia, no grupo D, que inclui Bélgica, França, Islândia e Israel.
- A equipe enfrentará desfalques significativos, como Vlatko Çankar, que pediu dispensa, e os pivôs Josh Nebo e Mike Tobey.
- A Eslovênia venceu apenas um dos cinco amistosos de preparação, aumentando a pressão sobre Doncic e seus companheiros.
A seleção eslovena de basquete, campeã do EuroBasket em 2017, contará com Luka Doncic como seu principal jogador na edição de 2023, que ocorrerá entre 27 de agosto e 14 de setembro. O torneio será realizado em quatro países: Chipre, Finlândia, Letônia e Polônia. A estreia da Eslovênia será contra a Polônia.
Doncic, único representante da NBA na equipe, liderará um grupo que enfrenta desfalques significativos. O ala Vlatko Çankar, que jogou pelo Denver Nuggets, pediu dispensa e não participará do torneio. Além disso, a seleção não contará com seus pivôs principais, Josh Nebo e Mike Tobey, o que enfraquece o garrafão esloveno.
A Eslovênia, que ficou em sexto lugar na última edição do EuroBasket em 2022, terá uma missão desafiadora. Luka Doncic, que tinha apenas 18 anos quando ajudou a conquistar o título em 2017, agora assume a responsabilidade de liderar a equipe sem a presença de Goran Dragic, que se aposentou recentemente.
A seleção está no grupo D, sediado em Katowice, na Polônia, onde enfrentará Bélgica, França, Islândia, Israel e os anfitriões. Os quatro primeiros colocados do grupo avançarão para as oitavas de final. A Eslovênia venceu apenas um dos cinco amistosos de preparação, o que aumenta a pressão sobre Doncic e seus companheiros.
Os 12 convocados para a seleção incluem jogadores de diferentes clubes europeus, como Aleksej Nikolic e Klemen Prepelic. A expectativa é alta para que Doncic, mesmo diante das adversidades, consiga guiar a Eslovênia a mais uma campanha de sucesso no EuroBasket.