- Sorteio acontece na sexta-feira, cinco, em Washington, definindo doze grupos de quatro seleções, com quarenta e oito times distribuídos em quatro potes conforme o ranking da Federação Internacional de Futebol (Fifa).
- A seleção brasileira fica no pote um, que reúne os cabeças de chave; México, Canadá e Estados Unidos são cabeças de chave já com grupos definidos (México no grupo A, Canadá no B e Estados Unidos no D).
- Os seis classificados pela repescagem vão para o pote quatro; os grupos não podem ter seleções da mesma confederação, exceto a Europa, que pode ter até dois times.
- A Fifa determinou a posição dos potes em cada grupo, definindo a ordem dos jogos; no grupo D, o primeiro confronto será contra uma equipe do pote três, o segundo contra uma do pote dois e o terceiro contra uma do pote quatro.
- Ao todo, trinta e duas seleções avançam para a fase eliminatória: os dois primeiros de cada grupo e os oito melhores terceiros colocados.
A Copa do Mundo de 2026 terá seu sorteio nesta sexta-feira, 5, em Washington, capital dos Estados Unidos. Serão formados 12 grupos de quatro seleções, totalizando 48 participantes distribuídos em quatro potes conforme o ranking da Fifa.
Os cabeças de chave já estão definidos: os anfitriões Canadá, México e EUA ocupam as primeiras posições de cada grupo (A, B e D, respectivamente). Outras nove seleções com as melhores posições no ranking ficarão no pote um. O México fica no grupo A, o Canadá no B e os EUA no D.
Além disso, as seis equipes que avançarem na repescagem, disputada em março, ocuparão o pote quatro, com as demais regras de confederações para evitar repetição de trajetos nos grupos. No grupo D, em que os EUA são cabeças de chave, a ordem de confrontos já está definida: primeiro jogo contra o pote três, depois contra o pote dois e, por fim, contra o pote quatro.
Formato e desdobramentos
- Serão 32 seleções na fase mata-manta, classificando-se os dois primeiros de cada grupo e os oito melhores terceiros colocados.
- A distribuição dos potes define a ordem dos jogos, seguindo a lógica de alternância entre potes.
- A organização busca evitar repetições de confederações nos grupos, exceto na Europa, que poderá ter até dois representantes por grupo devido ao número de seleções europeias.
- O sorteio é acompanhado pela definição das posições de cada grupo e da configuração inicial dos confrontos, com foco na fluidez e na competitividade do campeonato.