- Patrick Burgener, nascido em Lausanne, suíço-brasileiro de 31 anos, obteve a cidadania brasileira no início de 2025 e tem aprovação da Federação Internacional de Esqui e Snowboard para competir pelo Brasil nesta temporada, mirando Jogos de Milão-Cortina 2026.
- O atleta encerrou uma turnê musical para se dedicar à temporada de snowboard e aprendeu português com ajuda de inteligência artificial, chegando a conceder entrevista em português a pedido próprio.
- Burgener visitou o Brasil pela primeira vez em agosto deste ano, frequenta o CT do Time Brasil no Rio de Janeiro e gravou o clipe de sua música “Right or Wrong” usando camisa do Flamengo.
- Além do snowboard, ele tem paixão pela música — compõe, canta e toca diversos instrumentos — e já utilizou a experiência para superar lesões e manter o equilíbrio mental.
- O atleta foi diagnosticado com TDAH e afirma que alternar atividades ajuda a manter o foco, melhorar a performance e gerenciar a energia durante a carreira esportiva.
Patrick Burgener levou a cidadania brasileira ao início de 2025 e, com aprovação da FIS, poderá competir pelo Brasil já nesta temporada, com foco nos Jogos de Milão-Corteina 2026. O suíço-brasileiro encerrou uma turnê musical para dedicar-se integralmente ao snowboard.
Nascido em Lausanne, Burgener é filho de mãe libano-brasileira e já demonstrava interesse em representar o Brasil desde os 20 anos. Ele afirmou que pretende alcançar o auge no momento oportuno e avalia que a próxima Olimpíada pode exigir menos desempenho de medalha, priorizando a evolução para 2026.
Para se aproximar das raízes brasileiras, o atleta tem estudado português diariamente e recorreu à IA para praticar. Em entrevista feita em português, ele revelou que mantém uma playlist de música brasileira para aquecer as sessões de treino e que já gravou um clipe em território nacional.
O atleta visitou o Brasil pela primeira vez em agosto, passou pelo Rio de Janeiro e conheceu o CT do Time Brasil, além de interagir com atletas do programa olímpico. Burgener também gravou o clipe de Right or Wrong, vestindo uma camisa do Flamengo, durante a passagem pelo país.
Antes da temporada de Copa do Mundo na China, ele teve apenas três dias em casa após a turnê musical. Burgener teve histórico de lesões no joelho e convive com o diagnóstico de TDAH, aponta que alternar entre esporte e música ajuda a manter o foco e a calma para a performance.