- O papa Leão XIV afirmou nesta quinta-feira que há muitas probabilidades de viajar à Espanha, após receber vários convites, mas as datas ainda precisam ser definidas.
- A visita à Espanha já havia sido cogitada pelo arcebispo de Barcelona, para acompanhar a conclusão das obras da Sagrada Família em 2026, com possível viagem às Canarias para a crise migratória.
- O Pontífice concedeu entrevistas a quatro jornalistas espanhóis a bordo do avião que o leva de Roma a Ankara, na primeira etapa da viagem.
- Ainda não houve rueda de prensa formal; a previsão é de retorno do Papa ao comunicar-se com a imprensa na próxima terça-feira.
- Em Ankara, Leão XIV terá encontro com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e fará discurso às 15h30; depois seguirá para Estambul e ficará na vicaría apostólica.
O Papa León XIV confirmou nesta quinta-feira que há muitas probabilidades de viajar à Espanha, após receber vários convites. Ele afirmou que as datas ainda precisam ser definidas, mantendo a caminhada aberta para o futuro. A viagem foi tema de perguntas de jornalistas a bordo do avião que o leva a Ankara, na Turquia.
O pontífice já tinha recebido convite do arcebispo de Barcelona, para visitar a cidade durante a conclusão das obras da Sagrada Família em 2026. O presidente da Generalitat também reiterou a oferta, sugerindo um possível encontro em Barcelona. Uma eventual visita às Canarias também esteve em pauta, ligada à crise migratória.
Encontros durante o voo
No voo, o Papa conversou com jornalistas espanhóis que viajam com ele. Disse que as datas ainda estão por definir e respondeu de forma cordial, com abordagens descontraídas. Não houve entrevista coletiva prevista para o trajeto até o retorno, esperado na próxima terça-feira.
O Papa já interagiu com a imprensa ao longo do voo, recebendo presentes e concedendo benções. Durante o percurso, mencionou a paz e a unidade apesar das diferenças, além de desejar feliz Dia de Ação de Graças aos presentes, em especial aos jornalistas dos EUA.
Agenda em Ankara e próximos passos
Ao chegar a Ankara, por volta das 10h22, o Papa deve se reunir com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan e proferir um discurso às 15h30. Em seguida, seguirá para Estambul, onde ficará hospedado na vicaría apostólica. Não há atos programados para o dia na capital turca.