Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Restrições a protestos em Sydney são estendidas por 14 dias, grupo promete ação legal

Extensão de quatorze dias de restrições a protestos em Sydney, sem autorizações formais no CBD, por segurança pública; Palestine Action Group prepara recurso

Telinha
Por Revisado por: Time de Jornalismo Portal Tela
NSW police commissioner Mal Lanyon and chief superintendent Michael Sheehy. Lanyon has announced he is extending Sydney protest restrictions for another 14 days.
0:00
Carregando...
0:00
  • A polícia de New South Wales estendeu por mais 14 dias a proibição de autorizações formais de protesto no CBD de Sydney e em áreas de atuação policial no sudeste e noroeste, após o suposto ataque em Bondi.
  • O comissário Mal Lanyon disse que a medida não visa restringir a livre expressão e citou riscos à segurança pública; não houve novas informações de inteligência que a motivassem.
  • A extensão vale até 20 de janeiro e pode ser prorrogada, totalizando até 90 dias, usando o Formulário 1 para impedir autorizações de protestos.
  • O Palestine Action Group informou que vai apresentar recurso constitucional na Suprema Corte de New South Wales ainda nesta semana.
  • Críticos da lei dizem que a medida tem efeito de frear direitos democráticos, enquanto autoridades afirmam que é para evitar incidentes de segurança, com possível impacto em ralis do Invasion Day.

O comissário de Polícia de NSW estendeu por mais 14 dias as restrições a protestos em Sydney, citando impactos à segurança pública após o suposto ataque em Bondi. A medida não se baseia em novas informações de inteligência. O objetivo é permitir tempo para luto e estabilidade comunitária.

A declaração impede autorizações formais para concentrações no CBD, no sudoeste e no noroeste da área urbana, sob o regime do Form 1. Embora não proíba protestos, a autorização formal fica suspensa, o que dificulta concentrações públicas.

O grupo Palestine Action Group informou que apresentará um recurso constitucional na Suprema Corte de NSW ainda nesta semana. Segundo a organização, a legislação não aumenta a segurança e servirá para silenciar a expressão popular.

A extensão vale até 20 de janeiro, com possibilidade de prorrogação de até 90 dias. O comissário afirmou que não houve mudanças de inteligência que motivem novo acionamento.

Não houve confirmação de novos incidentes, apenas a percepção de tensão pública. Em rallys recentes, centenas de pessoas protestaram contra ações militares e desencadeamentos políticos, com prisões informadas, mas sem encaminhamento de acusações.

O governo de NSW tem apoio do ministro do governo local para manter as medidas, ao defender que a segurança pública pode exigir restrições temporárias. Críticos afirmam que as regras limitam liberdades cívicas sem necessidade evidente.

A presidente do NSW Council for Civil Liberties afirmou que as poderes usados geram efeito de intimidação sobre direitos democráticos. A avaliação pública permanece dividida entre segurança e liberdade de expressão.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais