Uma professora e uma estudante foram mortas em um ataque com faca em uma escola na cidade de Spisska Stara Ves, no norte da Eslováquia, nesta quinta-feira, 16. O ataque foi realizado por um jovem de dezoito anos, que também feriu outra aluna, atualmente em estado crítico e hospitalizada. O suspeito fugiu após o crime, […]
Uma professora e uma estudante foram mortas em um ataque com faca em uma escola na cidade de Spisska Stara Ves, no norte da Eslováquia, nesta quinta-feira, 16. O ataque foi realizado por um jovem de dezoito anos, que também feriu outra aluna, atualmente em estado crítico e hospitalizada. O suspeito fugiu após o crime, mas foi detido rapidamente pelas autoridades, que ainda não divulgaram a motivação do ataque.
O Ministério do Interior da Eslováquia informou que, devido à rápida detenção do suspeito, não há mais perigo imediato. O ministro do Interior, Matús Sutaj Estok, e o ministro da Educação, Tomás Drucker, visitaram a cidade para prestar condolências às famílias das vítimas, que tinham 51 e 18 anos. O presidente eslovaco, Peter Pellegrini, descreveu o incidente como “uma verdadeira tragédia” e enfatizou que “nenhum problema no mundo pode ser resolvido com uma faca ou qualquer outra arma”.
Casos de violência grave são raros na Eslováquia, que possui cerca de 5,4 milhões de habitantes. No entanto, houve incidentes semelhantes nos últimos anos, como o ataque em 2020, quando um ex-aluno matou o vice-diretor de uma escola em Vrutky. Em 2022, um estudante feriu uma colega em Novaky, e o primeiro-ministro Robert Fico foi alvo de um ataque a tiros em maio do ano passado, o que o levou a passar por várias cirurgias.
Os serviços de emergência confirmaram que várias equipes foram enviadas ao local do ataque e que o suspeito foi detido. A porta-voz dos serviços, Danka Capakova, afirmou que “pelo menos duas pessoas morreram e uma ficou ferida”. As informações sobre o estado de saúde da aluna ferida não foram divulgadas, mas o ataque envolveu um professor e dois colegas de classe do autor.
Entre na conversa da comunidade