Dois homens, de 56 e 24 anos, foram resgatados pelo helicóptero Águia da Polícia Militar em Guarujá, litoral de São Paulo, após entrarem em situação de risco de afogamento. Eles se cansaram enquanto nadavam entre a Praia das Astúrias e a Praia do Tombo, em um trajeto de aproximadamente 2 km, no último domingo, dia […]
Dois homens, de 56 e 24 anos, foram resgatados pelo helicóptero Águia da Polícia Militar em Guarujá, litoral de São Paulo, após entrarem em situação de risco de afogamento. Eles se cansaram enquanto nadavam entre a Praia das Astúrias e a Praia do Tombo, em um trajeto de aproximadamente 2 km, no último domingo, dia 9. O resgate foi acionado por pescadores que estavam na encosta e perceberam a situação dos banhistas.
A equipe do Águia 7, que realizava patrulhamento na área, foi rapidamente mobilizada. Os guarda-vidas do helicóptero foram lançados na água para alcançar os homens, que estavam à deriva devido às correntes marítimas. Com o uso de um puçá, um cesto de resgate, as vítimas foram içadas para o helicóptero e levadas à areia sem ferimentos.
Os homens relataram que não conseguiram retornar à praia de origem devido à força das correntezas. O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) destacou que essas correntezas são uma das principais causas de afogamentos nas praias, funcionando como um rio em direção ao fundo do mar e podendo arrastar uma pessoa rapidamente. Para aumentar a segurança, o GBMar utiliza sinalizações com placas vermelhas para alertar sobre a presença dessas correntes.
Os bombeiros também forneceram orientações sobre como evitar situações perigosas em relação às correntezas, enfatizando a importância de estar atento às condições do mar e às sinalizações.
Entre na conversa da comunidade