O Brasil ganhou o projeto do pavilhão na Expo 2025 em Osaka, com a curadoria de Marcello Dantas e o escritório MK27. Recentemente, houve uma mudança para um pavilhão menor do Tipo X, sugerido pelo governo japonês, devido a preocupações com o prazo de construção. O espaço original, que tinha mil metros quadrados, foi reduzido a um terço da área. A diretora Bia Lessa, que agora está à frente do projeto, comentou que a mudança trouxe desafios, mas também oportunidades. Jorge Viana, da ApexBrasil, disse que essa alteração ajudou a diminuir os custos. O novo design inclui uma floresta inflável, que inicialmente seria feita com sacolas plásticas, mas foi mudada para nylon por causa do risco de incêndio. Coincidentemente, um princípio de incêndio ocorreu nas obras no dia 4 de abril, mas foi rapidamente controlado e ninguém se feriu. As investigações sobre o incidente continuam. A Expo 2025, que começou no dia 13, é a primeira vez que um país apresenta um pavilhão do Tipo X, mostrando as adaptações necessárias para a participação do Brasil no evento.
O Brasil conquistou o projeto do pavilhão na Expo 2025 em Osaka, com a curadoria de Marcello Dantas e o escritório MK27. No entanto, mudanças recentes levaram à transição para um pavilhão menor do Tipo X, sugerido pelo governo japonês, devido a preocupações com o prazo de construção.
A proposta original, que previa um espaço de mil metros quadrados, foi reduzida a um terço da área inicial. A diretora Bia Lessa, que assumiu o projeto, afirmou que a mudança trouxe desafios, mas também oportunidades. Jorge Viana, chefe da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), destacou que a alteração ajudou a reduzir os custos de construção.
Um detalhe curioso é que o novo design inclui uma floresta inflável, que inicialmente seria feita com sacolas plásticas, mas foi alterada para nylon devido ao risco de incêndio. Coincidentemente, um princípio de incêndio ocorreu nas obras no dia 4 de abril, mas foi controlado rapidamente e não houve feridos.
As investigações sobre o incidente seguem em andamento. A Expo 2025, que começou neste domingo, 13, marca a primeira vez que um país apresenta um pavilhão do Tipo X, refletindo as adaptações necessárias para garantir a participação do Brasil no evento.
Entre na conversa da comunidade