Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Ministério da Saúde recebe lote de 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol

Chega ao SUS lote com 2,5 mil ampolas de fomepizol via OPAS com apoio da Anvisa; distribuição começa hoje com prioridade para São Paulo (288 unidades), demais estados na sexta; estoque 1.000 ampolas

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Foto: Rafael Nascimento/MS
0:00 0:00
  • O Ministério da Saúde recebeu 2,5 mil ampolas do antídoto fomepizol, adquiridas pelo Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para reforçar o estoque do Sistema Único de Saúde (SUS) no tratamento de intoxicações por metanol associadas a bebidas adulteradas.
  • A distribuição começa hoje, com prioridade para São Paulo, que terá 288 unidades.
  • Na sexta-feira, os demais estados com casos suspeitos serão atendidos, somando 1,5 mil ampolas no primeiro envio, mantendo 1.000 ampolas no estoque estratégico.
  • A aquisição é inédita no país, ocorreu oito dias após a ativação do fundo pela gestão do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o fomepizol é raro por causa da baixa produção mundial; o etanol já está disponível em todas as unidades da federação como segunda opção de tratamento.
  • Até o momento, são 259 notificações de intoxicação por metanol, com 24 casos confirmados; SP, PR e Rio Grande do Sul são os estados mais atingidos, com cinco óbitos e 11 casos em investigação.

O Ministério da Saúde recebeu, nesta quinta-feira (9), um lote de 2,5 mil ampolas do antídoto fomepizol. A aquisição foi feita por meio do Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e visa reforçar o estoque do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratar intoxicações por metanol, frequentemente associadas ao consumo de bebidas adulteradas.

A distribuição do medicamento começa hoje, priorizando São Paulo, que receberá 288 unidades. Na sexta-feira (10), os demais estados com casos suspeitos também serão atendidos, totalizando 1,5 mil ampolas no primeiro envio. Os estados que receberão o antídoto incluem Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, entre outros, enquanto 1.000 ampolas permanecerão no estoque estratégico.

A aquisição é considerada inédita no Brasil e ocorreu apenas oito dias após o acionamento do fundo pela gestão do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O fomepizol é um medicamento raro, devido à sua baixa produção mundial. A secretária de Vigilância e Saúde, Mariângela Simão, destacou que, além do fomepizol, o etanol já está disponível em todas as unidades da federação, oferecendo uma segunda opção de tratamento.

Até o momento, o Brasil registrou 259 notificações de intoxicação por metanol, com 24 casos confirmados. Os estados mais afetados incluem São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. A situação é monitorada de perto, com cinco óbitos confirmados e outros 11 em investigação.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais