Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Saúde reconhece estados e municípios que eliminaram transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B

Ministério da Saúde entrega certificações a sete estados e cinquenta e nove municípios por eliminar a transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B; próximos passos incluem sífilis e HPV

Telinha
Por Revisado por: Time de Jornalismo Portal Tela
Foto: Walterson Rocha/MS
0:00 0:00
  • Ministério da Saúde certificou 7 estados e 59 municípios que eliminaram a transmissão vertical de HIV, sífilis e/ou hepatite B, com selos de boas práticas ouro, prata e branco, em cerimônia em Brasília com participação da OPAS/OMS.
  • Os estados são Ceará, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul e Sergipe.
  • O Brasil registrou queda de cerca de 13% nos óbitos por HIV/AIDS entre 2023 e 2024, chegando a 9,1 mil mortes, a menor desde três décadas.
  • Meta futura inclui eliminar a transmissão vertical da sífilis e ampliar a detecção de HPV; avanço também ocorre por meio de diagnóstico e tratamento pelo SUS.
  • Dados de materno-infantil mostram queda de 7,9% nas gestantes com HIV (7,5 mil) e de 4,2% em crianças expostas ao vírus (6,8 mil). O início tardio da profilaxia neonatal caiu 54%.

O Ministério da Saúde reconheceu sete estados e 59 municípios que eliminaram a transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B. Os certificados foram entregues em uma cerimônia em Brasília, com a presença de a Organização Pan-Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde. O ato incluiu selos de boas práticas nas categorias ouro, prata e branco.

O reconhecimento ocorre em meio ao maior avanço da série histórica de mortalidade por HIV/AIDS no Brasil. Os certificados reforçam compromissos com a continuidade da eliminação da transmissão vertical do HIV e buscam ampliar a prevenção de outras doenças.

Certificações e próximos passos

Entre os estados beneficiados estão Ceará, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul e Sergipe. A certificação valoriza resultados obtidos com ações de diagnóstico, tratamento e monitoramento, bem como a redução de estigmas e barreiras de acesso.

Durante o evento, autoridades destacaram o papel de profissionais, gestores e da sociedade civil na resposta à epidemia. O ministro da Saúde enfatizou que as ações ajudam a salvar vidas e fortalecem sistemas de saúde locais.

Panorama nacional e metas

Dados do Ministério indicam que a queda de óbitos por AIDS no país atingiu cerca de 13% de 2023 para 2024, com mais de mil vidas salvas. A mortalidade caiu de acima de 10 mil para 9,1 mil, o que representa a menor marca em três décadas.

A estratégia de prevenção combina medidas como PrEP e PEP, com ampliação de testagem, tratamento e acesso gratuito a terapias no SUS. O ministério também trabalha para eliminar a transmissão vertical da sífilis e da hepatite B.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais