- O esquema de financiamento para medidas de gestão de inundações naturais já atingiu quase £1m desde o início, com a Calderdale Council e a Environment Agency financiando o projeto.
- Chegou à sexta rodada de subsídios e envolveu sessenta proprietários até agora.
- As medidas baseiam‑se em processos naturais para armazenamento temporário de água no landscape.
- Um porta-voz disse que a abordagem é econômica e oferece proteção de longo prazo, além de enriquecer o ambiente natural.
- O projeto faz parte do plano de ação de Calderdale para reduzir o risco de inundações, após as enchentes de 2015 causadas pela tempestade Eva e subsequentes impactos locais.
A Calderdale Council e a Environment Agency anunciaram que o programa de defesa natural contra inundações já soma quase £1 milhão em financiamentos desde o seu início. A sétima rodada está em curso e já contou com 60 proprietários desde o começo.
O projeto incentiva proprietários a adotarem medidas de gestão de cheias baseadas em processos naturais, com armazenamento temporário de água no paisaje e redução do risco de transbordamento. As ações visam também enriquecer o ambiente natural.
O financiamento é fornecido pelas duas instituições e já envolveu proprietários locais em várias iniciativas, como plantio de árvores, acepipes com sebes de contorno e construção de poços de retenção.
Segundo o município, as intervenções ajudam a retardar a água da chuva e a melhorar a saúde do solo, além de criar habitats para a fauna. Os benefícios são descritos como de longo prazo com custos relativamente baixos.
As inundações de 2015, durante a Storm Eva, atingiram fortemente a Calder Valley, levando água a ruelas e estradas de Hebden Bridge a Mytholmroyd. O evento provocou danos generalizados e deslocamento de moradores.
O objetivo do programa é reduzir o risco de enchentes, melhorar a saúde do solo e apoiar a vida selvagem, integrando-se ao plano de ação contra inundações de Calderdale.
As candidaturas para o financiamento encerram em 15 de janeiro, e os projetos aprovados têm 11 meses para serem executados. A autoridade municipal destaca o histórico de ações para mitigar impactos das inundações no distrito.
O vice-líder do município e titular da pasta de clima e habitação ressaltou que, mais de uma década após Eva, há um esforço contínuo para mitigar inundações e enfrentar a crise climática na região.
Entre na conversa da comunidade