Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Homem remove jogo criado por IA da Steam após namorada dizer que IA é ruim

Desenvolvedor retira do Steam o jogo gerado por IA, após a namorada convencê-lo de que é um desperdício, citando impactos econômicos e ambientais

Telinha
Por Revisado por: Time de Jornalismo Portal Tela
© Rakuel / Kotaku
0:00
Carregando...
0:00
  • Em 10 de janeiro, a página da Steam informou que o jogo Hardest seria removido da loja em 30 de janeiro.
  • Hardest é um roguelike de cartas desenvolvido com IA, lançado gratuitamente em julho de 2025 pelo desenvolvedor Eero Laine.
  • Laine afirmou que usou ferramentas de IA gratuitas da universidade durante o verão de 2025, mas reconheceu o impacto da IA na economia e no ambiente.
  • O desenvolvedor disse ter codificado tudo sozinho e mencionou a possibilidade de criar um novo jogo com ativos não gerados por IA no futuro.
  • A decisão de remover o jogo foi tomada após a namorada dele, com quem está há um tempo, convencê-lo de que o título não representa bem os criadores de jogos.

O desenvolvedor indie Eero Laine anunciou que o game Hardest, roguelike de cartas feito com IA, será removido da Steam no dia 30 de janeiro. A atualização foi publicada na página da loja em 10 de janeiro, informando a decisão.

Hardest foi lançado em julho de 2025 e é gratuito. Segundo Laine, o jogo foi desenvolvido no verão de 2025 com ferramentas gratuitas fornecidas pela universidade onde estuda. Na época, ele não avaliou totalmente o impacto da IA sobre empregos e meio ambiente.

A decisão surge após Laine considerar os efeitos econômicos e ambientais da IA. Em uma publicação na Steam, ele aponta que algumas empresas de IA podem usar a existência do jogo para atrair investimentos, sem benefício para a economia de pessoas comuns.

O criador afirma ter desenvolvido tudo sozinho para Hardest e sinaliza a possibilidade de lançar um novo título no futuro, com ativos não gerados por IA, usando código anterior que não depende de inteligência artificial.

O anúncio também menciona que, segundo o relato dele, foi a namorada dele quem o levou a ver o jogo sob uma perspectiva ética. A decisão de remoção não envolve mudanças técnicas no funcionamento da loja ou de outros jogos do estúdio.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais