Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Ministros aumentam teto do imposto de herança para fazendas após reação

Governo eleva faixa de isenção do imposto sobre heranças de imóveis agrícolas de £1 milhão para £2,5 milhões a partir de abril, reduzindo propriedades tributáveis e permitindo até £5 milhões para casais

Telinha
Por Revisado por: Time de Jornalismo Portal Tela
Plans to tax inherited agricultural assets worth more than £1m at a rate of 20% were announced last year and triggered protests around the UK.
0:00
Carregando...
0:00
  • O limiar de herança para terras agrícolas passa de £ 1 milhão para £ 2,5 milhões, mantendo a cobrança apenas acima desse valor.
  • A mudança entrará em vigor em abril, quando o imposto de herança passa a valer para ativos agrícolas.
  • Com a elevação, o número de imóveis impactados no próximo ano cai de 375 para 185.
  • Casais casados poderão somar dois limites de £ 2,5 milhões, chegando a até £ 5 milhões sem pagar imposto sobre herança.
  • O governo afirmou ter ouvido as preocupações do setor agrícola; o anúncio foi recebido como alívio por agricultores e grupos rurais, com apoio de sindicatos e do Labour rural.

O governo britânico reajustou o limiar de incidência do imposto de herança sobre terras agrícolas, de 1 milhão de libras para 2,5 milhões. A mudança entra em vigor em abril, quando o tributo passa a viger, depois de meses de pressão de camponeses e deputados rurais.

A medida havia sido anunciada no orçamento de Rachel Reeves, no ano passado, estabelecendo 20% de taxa sobre ativos agrícolas herdados acima de 1 milhão. Críticos chamaram de “imposto sobre fazendas familiares” e argumentaram que ele poderia inviabilizar a transmissão de propriedades.

Mudança de limiar e efeitos

Ao subir o limiar, o governo afirma proteger mais propriedades e reduzir o número de fazendas tributadas, com estimativa de que 185 heranças serão atingidas no próximo ano, frente a 375 anteriormente. Casais casados podem somar duas parcelas de 2,5 milhões.

Emma Reynolds, secretária de Meio Ambiente, disse que o governo ouviu os agricultores e ajustou a política para proteger as fazendas familiares. A ideia é manter o apoio às empresas agrícolas sem abrir mão de foco de equidade fiscal.

Reação de entidades e políticos

O Sindicato Nacional de Agricultores saudou a medida como alívio, destacando que reduzirá significativamente a carga tributária para famílias rurais. O grupo reforçou que houve diálogo com o governo para atenuar impactos humanos e econômicos.

O Grupo Rural Trabalhista também recebeu a mudança com avaliação de maior previsibilidade para a atividade agropecuária, ressaltando benefícios na continuidade de operações e investimentos nas áreas rurais.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais