- A Greggs aumentou o preço do enrolado de salsicha em cinco pences, para £1,35, e o latte em dez pences, para £2,25.
- A empresa informou não ter planos de novos reajustes no momento e citou expectativa de queda da inflação neste ano.
- As vendas nas lojas sob gestão própria cresceram 2,9% nos três meses encerrados em 27 de dezembro, com impulso vindo dos reajustes de preço.
- As vendas anuais subiram 6,8% para £2,15 bilhões, com abertura de 207 lojas e fechamento ou mudança de 86 unidades.
- A expectativa é de lucro anual próximo de £173 milhões, com abertura de cem a 120 novas lojas no próximo período.
Greggs aumentou o preço de itens tradicionais para compensar custos crescentes. O sausage roll passou a custar £1,35, 5p acima do valor anterior, e o latte subiu 10p para £2,25. A decisão ocorre em meio a pressões em salários, energia e embalagens.
A empresa informou que não prevê novos reajustes de preço de imediato e que espera uma redução da inflação neste ano. A CEO Roisin Currie destacou que a companhia monitora o mercado e busca reduzir custos para enfrentar a inflação.
Desempenho e cenário
As ações da Greggs recuaram quase 9% na abertura do pregão, após a divulgação de resultados. Vendas em lojas próprias cresceram 2,9% no trimestre encerrado em 27 de dezembro, com o impulso vindo dos aumentos de preço.
No conjunto do ano, as vendas totais subiram 6,8%, para £2,15 bilhões, com a abertura de 207 lojas e fechamento/movimentação de 86 unidades. A empresa espera lucro de cerca de £173 milhões para o ano fiscal encerrado em 27 de dezembro, menor que o previsto.
Perspectivas para o próximo período
Currie afirmou que o ambiente de mercado permanece difícil, com consumo sob pressão e renda disponível reduzida. A companhia prevê abrir 120 novas lojas no próximo ciclo, número abaixo das expectativas anteriores. A inflação deverá desacelerar, contribuindo para o alívio do consumidor.
Entre na conversa da comunidade