- As inscrições para o Sisu 2026 vão de 19 a 23 de janeiro, exclusivamente pela internet, pelo Portal de Acesso Único ao Ensino Superior, com cadastro gratuito.
- Serão oferecidas 274,8 mil vagas em 7.388 cursos de 136 instituições, incluindo universidades, institutos federais e centros federais de educação tecnológica; o candidato pode concorrer a até duas opções de vagas.
- O processo inclui cadastro socioeconômico para concorrer às reservas da Lei de Cotas e às ações afirmativas das próprias instituições; as vagas serão preenchidas pela ordem de classificação.
- A novidade para 2026 é que o Sisu considerará as notas das três últimas edições do Enem (2023, 2024 e 2025), usando a melhor média ponderada, com critérios de empate definidos pela maior nota em uma disciplina.
- Cronograma: chamada regular em 29 de janeiro, matrícula a partir de 2 de fevereiro e manifestação de interesse na lista de espera de 29 de janeiro a 2 de fevereiro; para participar, o candidato precisa ter feito pelo menos uma edição do Enem com nota acima de zero na redação e não ser treineiro.
As inscrições para o Sisu 2026 começam no dia 19 de janeiro e seguem até 23 de janeiro, exclusivamente pela internet. O processo oferece vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país, sem custo, por meio do Portal de Acesso Único ao Ensino Superior. Os candidatos podem selecionar até duas opções de vagas.
A edição deste ano promete ser a maior em participação, com 136 universidades, institutos federais e centros federais de educação tecnológica ofertando 274,8 mil vagas em 7.388 cursos. O objetivo é garantir acesso via vagas regulares e também pelas opções de reserva previstas pela Lei de Cotas e pelas ações afirmativas de cada instituição.
Além disso, há uma novidade importante para o Sisu 2026: o resultado considerará as notas das três últimas edições do Enem (2023, 2024 e 2025), levando em conta a melhor média ponderada de acordo com o curso escolhido. Em caso de empate, valerá a nota obtida na disciplina de maior peso.
Novidade
O MEC confirmou que apenas quem participou de uma ou mais edições com nota superior a zero na redação poderá se inscrever no Sisu 2026. O candidato também não pode ser treineiro, ou seja, não pode ter concluído o ensino médio apenas para fazer o exame.
As vagas serão preenchidas pela ordem de classificação. Entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro de 2026, interessados que ficarem de fora na chamada regular poderão manifestar interesse na lista de espera.
Cotas
Na etapa de classificação, o Sisu continuará separando ampla concorrência e, após esse filtro, observará a proporção de estudantes de escolas públicas, baixa renda, deficiência e pertencentes a grupos raciais ou étnicos protegidos por políticas de ação afirmativa.
Cronograma
- Inscrições: 19 a 23 de janeiro
- Chamada regular: 29 de janeiro
- Matrícula nas instituições: 2 de fevereiro
- Lista de espera: 29 de janeiro a 2 de fevereiro
Entre na conversa da comunidade